Page 121 - index
P. 121
- 114 -
não saberem fazer qualquer estimativa para o período referido.
alem de conhecer o que cada empresa
8) - Pretendeu-se 9
estaria pensando faz~r ~m termos de exportaç~o para os pr5xi-
mos 5 anos9 examinar se haviam programado alguma outra medida
paralela para complementar e assegurar o êxito da empreitada .
Na Tabela XXXVIII~ 20% do total das ind~strias da Reci~o em a-
nã1ise9 afirmou que pretende diversificar a sua produção~ no
prazo m~ximo de cinco anos 9 com o objetivo de atender o Merca
-
do Internacional. 40% das empresas procurarao aumentar suas
produções; 20% não tinham realizado nenhuma avaliação para exe
cutar as metas futuras~ pelo que disseram nada saber.
h) - O processamento dos contatos entre os industriais
da Micro-Região dos Sertões de Quixeramobim e os importadores,
ê feito~ conforme se verifica na Tabela XXXIX, por meio de Fir
mas Especializadas Nacionais 9 em um total correspondente a 80%
das ind~strias.
-
i) - Quanto aos melOS de comunicaçao utilizados pelos em
~
pres~rios da area em exame 9 para se manter em contato com os
Importadores. foi de 40% das ind~strias da Micro-Regiã0 9 opta~
do pelo contato pessoal 9 enquanto outras 40% utilizam 9 segundo
as condições exigidas no moment0 9 todos os meios de comunica
çao disponíveis. (Veja Tabela XL).
j) - Um outro aspecto que foi considerado no imbito da
pesquisa? foi o que diz respeito aos problemas mais comuns en-
frentados pelos empres~rios locais com os importadores. O re-
sultado ~o inqu~rito que estã espelhado na Tabela XLI~ diz que
40% do total das ind~strias que transacionam com o Hercado Ex-
terno~ esbarram na política de preços como ponto de discussão
nos acertos de vendas. Não fizeram qualquer alusão ao problema
60% das empresas.
k) - Finalmente. para se concluir a ênfase que se prete~
deu atribuiris atividades ligadas ~ comercialização dos prod~
tos da Micro-ReBião dos Ser~ões de Quixeramobim com o Exterior,
. . : ' .
incluiu~se uma inda8aç~n referente is exis~ncias mais comuns
feitas pelos importadores para a compra qos produtos. Pela Ta
. " .~.
bela XLII~ que resume os resultados da tabulaç~o~ obteve-se o
sesuinte comportamento: 40% do total das ind~strias da Região