Page 123 - index
P. 123
- 116 -
c1a a outros meios que não os anteriormente especificados e
-
65% nao responderam ao quesito.
A política de vendas das empresas~ ainda consideradas as
que mantêm relações de comércio externo, ve-se na Tabela XXXV
que 16% do total das empresas do Estado» destinavam para aten-
dimento da demanda externa, até 25% do totalde sua produção
5% promoviam vendas na faixa compreendida entre 2~/50% do to-
tal produzido; 4% comerciavam um volume representado pelo in
tervalo de 50/75% da produçeo; 6% negociavam para o exterior
na faixa de 75/100% da produção e 2% do total das empresas de-
dicavam suas atividades exclusivamente para a exportaçao. 67%
-
nao responderam.
As perspectivaa de e~portaçao para os próximos 5 anos, e
o que est~ contido na Tabela XXXVII, onde 3% do total das 1n-
dustrias pesquisadas, acreditam, como melhor política, ~ manu
tenção do atual nível de vendas para o exterior; 26% estao
mais conscientes de suas potencialidades e afirmam uma fixação
de aumento nas exportações dos seus produtos; 1% afirma uma
tendência negativa de dimiriuição das negociações; 3% não soube
ram fazer nenhum prognóstico e 67% não emitiram opinião.
Sobre o comportamento dos produtos industriaIs de expor.-
tação nos G1timos 5 anos, observa-se pela Tabela XXXVIII, que
28% do total das indústrias representativas do EstaJo do Cea-
r~9 registraram aumento nas suas transaçoes comerciais; 2% das
empresas, ao longo da s~rie de 5 anos, referida, mantiveram o
nível das exportaçoes est~vel; 1% observou uma diminuição no
volume das vendas; 3% concluiu por um movimento osci1atório.
A Tabela XXXVI contêm indagação quanto ã pretensão de al
terar a produção com vistas no atendimento do Mercado Externo
para os próximos 5 anos. Como consequência 9 9% tentarão uma di
-
versificação de sua produção; 16% simplesmente aumenterao o vo
lume de produção; 6% observarão un maior rigor na qualidade
dos produtos para exportação; 1% apontou outras decisões, que
d
nao as correspondentes as alternat1vas antes comen t a as; 30/" h
responderam não saber o planejamento para a época assinalada.
Este item, que esta resumido na Tabela XXXIV~ faz refe-
rências aos processamentos utiliz2dos para contatos com os 1m
portadores, pelas empresas que já tem relações com o Mercado