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Externo. O resultado espclha que 15% dando preferência às Fir-
mas Especializadas Nacionais para a condução das negociações
2% o~tando por Firmas Especializadas Estrangeir~s; 19% resol-
vendo as negociações diretamente com. a parta interessada e 64%
n~o responderam. A Ta~ela XL, conduz elementos relacionados de
211,um modo, com o item anterior, porquanto trata dos meios de
I: (, r.1uni c aç ao u til i z ados p a r a co n t a tos c om o E x ter i o r .Do total
)~ das empresas pesquisadas assinalaram a prefer~nci~ pelo co~
:ato pessoal; 6% informaram utilizar o telefone como o meiO
mais comum, para suas comunlcaçoes com o Exterior; 4% mantem
r seu relacionamento comercial atraves de cartas; 5% fazem as
cor.unicaçoes p o r t e le g ram a ; 2% providenciam o interrelaciona-
~2nto por meio de serviços de telex; 20% das indGstrins, ele
~20 segundo a oportunidade todos os meios de comunlcaçao indis
tintamente. 60% deixaram. de se pronunciar.
A Tabela XLI, mostra os principais e/ou maiS comuns pro-
blemas encontrados, quando setransaciona com o Merc~do Ex~er-
no. Observa-se que 18% do total do Estado, declara ser a polI-
rica de preços, o elemento preponderante nos problemns para
conclus~o das negociaç~es; 9% fazem refer~ncias ao sistema de
transportes (como fator limitante da execução das entregas nos
prezo s prometidos); 1%, apenas, das indústrias estudadas faz
alusao às exigências fiscais como responsáveis por dificulda-
des nn concretização dos negocios externos; 7% apontaram ou-
trOS fatores (diferentes dos três antes referidos), que julgam
criar obstáculos aos seus relacionamentos.
Para finalizar, todas as apreciações oriundas dos questi
onãrios aplicados na pesquisa direta, tem-se as exigências
mais comuns feitas pelos importadores. A Tabela XLII, revela o
seguinte: 29% do total das indústrias estudadas em todo o Esta
~~ receberam pedidos de observação à melhoria da qualidade dos
~rnduto~ destinados ao consumo no Ext~rior; 3% das empresas
c.")nsidcraram a emb a La g em como ponto de maior p r e f e r e n c i a pelos
iQ?ortadorcs; 7% apontaram os níveis de preços como medida pr~
licinar para conduç~o das negoc1açoes; 9% receberam exig~ncins
~~~nto ~o cumprimento dos prazos de entrega dos produtos adqui
ri~~s e 51~ se nbstiveram de comentar a pergunta.