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tida de concreto, conforme o caso. Na redli-
cede, a camada de mistura asfoltica ou de con
ereto se constitui opencs no corocmento de um
travalho de eonstruçõo de uma ou vários cama-
das que fi-:am por baixo da capa superior e
que são imprescindiveis para evitar a deterio-
ração e o rompimento prematuros do revesti-
men...to. Estas camadas podem ser de solos se-
lecionados, brita ou outros !noterlcls e têm es-
pessuras dlta"as pei'l Eng~.,hona Rodo'l.ári'l
de ocôrdo com '] ,..~e:l~'c~,,"edo t'áf'e'go '
Naturalmente,
c trlJfego em uma estrada
Pc;Jvimentação pavimentada é mais intenso e se escoa o uma
velocidade maior que o trátego no mesma es-
Rodoviária tródo se nõo houvesse pavimentaçõo. Devioc, a
isto, faz-se necessário que as rodovias pavimen-
tadas sejam construkícs dent-e de certas not-
mas com a finalidade de evitar ocidentes.
Tais normas dizem respeito à boa visibUidade,
curvos néo muito bruscas e com -caios nõo mui-
to pequenos e compensoçõo calculada pora ca-
da curva) super-elevcçõo) entre muitas outras ..
Isto implica em obras de construção drspendle-
sos que não ocorrem em estrodcs desprovidas
.
6lmt!r 13arrtira 1Jontt!, ce pavimentação. ML:ita!ovezes, ao se pavi-
mentar um, ('!:trada ·mtiga foz-se n.>:e;c;6rlo
.
ubondoncr m•.••TOs trechos J:0r talta CL..::.':",.ta
d("!,condições de traçado e implontar trechos
novos dentro das normas e padrões necessários.
Podemos então já chegar a uma conclusão im-
portante. Ao contrário do que a maioria dos
Antes de comentarmos a pavimentação pessoas pensa não é o revestimento asfálticao
.
rodoviária no Brasil, nó a necessidade de con- fator mais caroj do pavimentação e sim as obras
ceituarmos vários fatos que, embora sendo do necessérius pcro +c,.r r or possível a ,"'Iv"ação
conhecimento geral, têm por vêzes- interpreta- dêste rev ~stlme,'tt.
ção incompleta ou mesmo ?Z"·.,nE:l por porte
de alguns
No Brasil sõo usados dois tipos de reves-
Pavimentar uma estrada sign ifica reves- timento, de asfalto e de concreto de cimento
ti-Ia de material que tenha propriedades espe- Portland, serdo que atualmente o s"!Qundo tor-
ciais de tal modo a facultar gr~nde durabilida- no-se cano \ cz mais roro devido principalmen-
de à rodovia com poucas despesas de conserva- te co seu ,,!!~preço, Cedo tipo de revestimento
çõo e permiti!' um tráfego confortável, econ6- tem sus caracteristicas próprios com vantagens
mico e seguro. Muito embora o pavimentaçéo e desvantagens. O revestimento asfáltico, com o
não consista tão sàmente da camada de reves- aprimoramento do técnica de construçõo, tem-
timento, é através desta camada visivel que cc- se mostrado bastante vantajoso principalmente
mumente é identificado o povímento. Então no que se refere à possibilidade de um reca-
se diz que uma estrada é asfaltada ou é reves- peamento
Pá~a .18 INDÚSTRIA CEARENSE