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dava enquanto o região necessltcvc tonto de Trecho Potos- Sobral (36km) - Já em obras
rodovias pavimentados, que em obras constitui- com a terraplenagem pronta faltando somente
riam aquêle importante mercado ínexrstente. a povimenteçôo.
~ste ano, com o aumento do consumo nos Esta-
dos vizinhos (Moronhão, Pernambuco, Pioui,
erc.), onde se desenvolvem importantes obras
de pavimentoçlio, a "ASFOR" pôde emergir do
ociosidade e dêsde que não haja corte nas ver- Trecho Sobral-Piri-piri- Existem algumas fren-
bas dos programas rodoviários daquêles Este- tes de serviços, porém pràticamente não tem
das, a tendência do mercado é evoluir, poden- significado devido a grande extensão do tre-
do finalmente, no fim dêste eno, a fábrica i- c.hoque é constituido em revestimento primário
niciar sua produçõo em ritimo normd. Como de cascalho.
vimos, o falto das neeessô-ícs inversões no se-
tor rodoviário numa regilio que se encontra em
desenvolvimento, acarreto consequências de-
scstrcsos em varias outros setôres empresariais
públicos e j)' ivcdos.
A BR.304
~ uma rodovia de ligaçOo. pois é respon-
sável pelo acesso da Br. 116 à grande longitu-
A BR. '222 dinal litorânea (considerado _importantíssimo).
Inicia-se em Boqueirão do Cesário, caminha até
A.racati, dni vai a Mossoró indo findar em Na-
~ a !:egunda rodovic federa i mais Impor- tal. Existem obras nos trechos Boqueirõo- Ara-
tante do leste- oeste !ir;andc no Cearó dentre coti e Mossoró-Natal. A estrada oferece tráfe-
outras cidades Itapagé, Sobral, Frelxeinnl,a ete. go todo ano, porém em péssimos condições, pois
Após ultrapos:>;J.:3 ~.p.r·::Jde 'Jiapül::aelo pene seu leito é ainda tôdo encascalhado.
t c. no Piaui e fnda "0 entronrcmento o:;,Jt)\o ·ó-
.uo de Plti- piri, perfozendo um tetal de 4881c..m.
Esta é a rodovie 'esPl'rsavel pela ligaçno entre
fortaleza e Norte do Cear:] com tôda a legião Finalmente temos o Br. 020, radial (con-
Norte do Pais. Convêm observar que o centro verge para Brasilia, que nasce em Fortaleza.
econamico do Piciui está situado no triângulo Possa por Canindé, lau6, etc., desloco-se até o
Teresina- Floriono- Campo M~io" e li~a-se com entroncamento rodoviário de Picos (PU e pene-
São Luisatravés de uma rodlJvla (S6o Luis- Te- tro no região Centro- Oeste, até concluir em
resina) Que está em fase final de estudo paro Brasilia. Não há uma só frente de serviço ao
sua total pavimentação. Já grande parte do longo de tôda estrado, que o partir de Boa Via-
tráfego proveniente do Norte do Maronhão e gem íCe) até próximo da Capital Federal não
Plaui está abandonando o Ceará e deslocando- fornece tráfego durante todo ano, por falto de
se diretamente para o Sul do Pais através de obras d'crte. Esta é a rodovia fede-ol no Ceará
Picos. Nosso Estado sentiria muito em perder mais esquecido, apesar de Ser n via de integra-
.o grande comércio daquela reflõo, caso a liga- ção do interior do Brasil e serve de elo entre
ção com o Sul do Pois se faça primeiro que o duas regiões que encontrem-se grande desen-
término da Br. 222. Teresina se liga com Pi- volvimento, são elas Nordeste e Centro-Oeste.
rl-Plrlatravés de uma rodovia que Já se encon-
tra pavimentada até. Campo Mai!lr, Reside, pois,
.em n6s, a responsabilidade de trobolhcrmos
para o conclusão do restante do Br. 222,. o fim .: Esperamos que as autoridads competentes
de não sermos os únicos isolados desta região se esforcem no sentido de obter as verbas ne-
de tão grande futuro. cessárias para sanar nosso deficiência nêste
importante setor. Não resta divida de que as
dificuldades são inúmeros, principalmente
quanto ao custo dos obras, que é elevadissimo,
SITUAÇÃOATUAL DAS OBRAS: em relação o outros investimentos. Entretanto,
convém salientar que os beneficios trazidos com
um investimento rodoviário bem planejado são
Trecho Fortaleza- Patos (162) - Encontra-se tantos, que amanhã o rodovia sem dúvida de-
totalmente pavitodo com revestimento de as- volverá com lucro, 00 Pais, tôdo montante nela
falto. aplicado.
INDúSTRIA CEARENSE Página 17