Page 17 - index
P. 17






A IMPORTANelA DAS RODOVIAS



FEDERAIS NO DESENVOLVIMENTO


DO CEARÁ E DO NORDESTE






Cláudio 'Ponte






Dentre as estradas federais que atravessam o Ceará existem as
as Br .116, Br.304 e Br.020, que no momento se destacam imprescindíveis

ao processo desenvolvímentista do Estado e representam o próprio destlnr
de Fortaleza Não pode haver razão plausivel que explique o fato de pelo
menos as duas mais importantes - Br.116 e Bl',222 - não estiarem to-
talmente pavimentadas. Para atestarmos o que foi dito, basta consultar-
mos as estatísticas que põem Fortaleza. como a sétima cidade mais popu-'
losa do País, com cêrca de 850.000 habitantes, e esta mesma cidade se

encontra totalmente isolada de qualquer outro centro urbano, agrícola,
industrial, político ou cultural da Nação. Isso porque, apesar' das princi-
pais rodovias federais que cortam o Ceará convergirem para a sua capí-
tal, não existe nenhuma delas com obras de pavimentação suficientemen-

te adiantadas para permitirem ligações com outros centros.





439 - Carros
113 - Pick-ups
102 _. Ônibus
539 - Caminhões médios
A BR. 116 OU TRANSNO~DbTINA 55 - Caminhões pesados, reboques e se-
mi-reboques

1 .248 - Veiculos
Tudo levo a crer que n Br. 116, na con-
Juntura atual do Pais, se destaco dos demors
como lima rodovia excepcionalmente importan- Entre Milagres e Brejo Santo:
te. Seu tráfego aumenta ràpidamente, tornan-
do-se cada vez mais pesado e intenso, como 141 - Carros
podemos observar. 30 - Pick-ups
11 - Ônibus
Em 1967 seu trófego era asim constitui- 125 - Caminhões médios
do: 33 - Caminhões pesados, reboques e semi-
. reboques
Volume de tráfego nas duas direções prO dia.
fntre Fortaleza e P:::JcCll':s: 340 - Veiculas

~úSTRIA CEARENSE Página 15
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22