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A Br. 116 é uma rodovia federal, longitu- Trecho Feira de Santana-JagLarão (3.680 km)
dinal, nasce em Fortaleza e desenvolve-se no totalmente pcvlrnentodo. com revestimento de
sentido Norte-Sul, indo passa;" em inúmeras ci- asfalto e seu traçado obedece as normas de
dades do Ceará, entre outros Russas, Jaauaribe, rodovia de primeira classe.
Icó, Missão Velha, etc. Dai dia cruza o Estado
de Pemambuco, transpõe o Rio São Francisco,
atravessa porte do Bahia até Feira de Santana,
de onde continua com a ccnbecidc dencmir:a-
ção de Rio-Bahia. Depois de cruzcr todo o No Trecho de Fortaleza a São Paulo en-
Sul do Pais ela finalmente conclui em Jagua- contramos 76% em bom estado, já pavimen-
:ão, no Rio Grande do 3ul, opôs perfazer um tado, contra 24 % em péssimas condições de
total de ~ . 800 km, aproximadamente. ttáfego.
Pelo seu traçado, concluimos sua vital im-
portância para todo o Ceará e principalmente OS BENEFICIOS
Fortaleza. Afirmo Isto, porque estando tôdo o
centro cultural, industrial, agricol:J e politico do
Pais exatamente no Sul, e devido a deficiência Os beneficias diretos e indiretos com o
-e as vêzes a im~ssibilidade de se usar os conclusão desta obra sõo: a) Redução do custo
transportes fenoviário, maritimo ou aéreo, fica do frete de pelo menos 40 %; consequetemen-
quase tôdc a responsabilidade da ligação entre te, queda no custo do produto industrializada
o Ceará e aquêle centro a cargo do transporte proveniente do Sul e das motérlcs primas ex-
rodoviário que é sem duvida (J mais eficaz. portadas por êste Estado, b) f,çuda::}em ao lon-
Sendo cssim, quase todo êste tráfego se fará go de tôda a extensõo da obra, tendo em vista
ctrovés da Br, 116. a facilidade de construção de ctêrros-bcrrn-
gens; principalmente na zona óndo entre lcó
e Feira de Santono; c) desbruvarnento de re-
giões totalmente inexploradcs; d) incentivo pa-
ro empreendimentc.s ru ais, por parte de par-
A situação atuol das obres nessa estrada uculores, etc.
é a seguinte: Trecho Fortnlezo-lcó (375 krn)
totalmente pavimentado, com ·eve~time:1to de
csfolto. Existem olçuns trechos que se enccn-
tram estragados e estão sendo recapeados. De
Russas a Icó seu traçado obedece às normas
de unia rodovia de primei-c closse. Beneficios trazidos com as obres: a} Fonte de
emprêgo para o homem da região; b) aperfei-
çoamento da mão de ob.o regional no setor ro-
doviário, técnica de grande futuro; c) incentivo
às emprêsas construtoras locais; d) ampliação
do mercado para técnicos rodoviários regionais
Trecho Icó-Milogre;. (1 ~O krn), trcçcdo péssimo, de todos os niveis; e) aumento do poder aquisi-
com revestimento ;:>rimú;rioem coscclho. Deve tivo das populaçães das cidades que se encon-
ser abandonado e substrtuido por uma variante tram na zona de influência das obras; f} apôio
já em fase de estudo. Ainda não forom libe- à nossa Fábrica de (Asfor), com o aumento da
radas verbas para êste trecho. de-manda de betume na região, etc. Convém ob-
servarmos que à "ASFOR" (indústria que per-
tence à Petrobrás) representa uma grande par-
cela na economia do Estado. t, no entanto, es-
tranho, que importante f6brica tenha sofrido nos
seus dois primeiros anos de atividades. sérios
Trecho Milagres-Felizardo (Fronteira) problemas na coloccção de sua', -eduçõo, ten-
\79 km) encontra-se em obras com a terraple- do inclusive que usar óleo crú (Petr6Ieo) de ou-
nagem pràticamente concluídas. tra natureza daquêle para o qual foi projetada,
Trecho Fellzcrdo-Ferro de Santana (605 km) a fim do rendimento em produção de asfalto
encontra-se na sentida do trecho Icá-Milagres diminuir, aumentando consequentemente o ren-
e não existe também verbas para êle. dimento na produção de sub-produtos. Isto se
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