Page 192 - index
P. 192


- 186 -


5.6 - COMPRAS E MELHORIA DA PRODUTIVIDADE



Para a realização de um bom sistema de compras p a empre-
sa necessita de fornecedores a altura e em quantidade suficien

te, de acordo com sua atuaç~o. Os prazos de compras devem 1n-
fluir d í re tame n t e na organ í za ç ao , com um registro funcionando
satisfatoriamente. A dinâmica na execução das compras é fator

preponderante para um aprovisionamento entrosado com a organi-
zação. Para isto~ torna-se indispensável a poupança nas com-

pras, derivada de um controle em função do valor dos materiais
comprados, ou melhor, a existência de um sistema que analise o
valor de compra através de recursos técnicos para o seu contr~

le. A existência de um Índice de eficiência nas compras 7 que
tem por objetivo analisar cronologicamente a produtivid2~e d0

administração de materiais, é fundamental. Esta análise poderi!
se~ feita por meio de um estudo comparativo dos rndices calcu-
lados semanalmente, mensal~ente, ou de acordo com as disponibi

lidades de pessoal capacitado da empresa. A administração mo-
derna, nao deve se excluir dessa técnica, pois, somente atra-
vés do índice de eficiência nas compras, ti empresa atingirá

seus objetivos com maior rentabilidade. Existem fórmulas apr~
priadas que dão como variáveis, resultados satisfatórios atra
vês dos ~reços~ qualidades 9 prazos de entrega, prazos de paga-

mento~ satisfazendo economias comprovadas para a empresa.Todos
esses fatores dão como resultaJos, aumento de produtividade p~

ra todos os ramos de negócios da empresa. A racionalização de
mêtodos e a implantação de sistemas de organização produzem re
sultados positivos parn a empresa. Os administradores devem
procurar todos os me10S para que os diversos m~todos e t~cni-

cas satisfaçam plenamente os objetivos previstos.


5.6.1 - MICRO-REGI~O DE FORTALEZA



As compras em sua quase totalidade (46%) sao realizadas

pelo prazo de 60 dias. O rne10 de controle das meSMas consti
tui-se o relatório (5370) sem? entretanto~ haver dinâmica de a-
çao na administração das compras. O número de fornecedores. de

pende de cada empresa. Algumas empresas para melhorar a prcrlu-
   187   188   189   190   191   192   193   194   195   196   197