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c)· - Subr~ ~ oaaClra de um relacionamento no E~tcrior
~ .
cc~ os conprador0s. foi ·rca.lizada diretamcnte com os pOSS1VC1S
int~r~ssados ~or :~Zd2S ind~strias n~o pnrti~ipantes do merca-

(~o in t e r n il c :;.o n :e 1;. c o n f o r fi c:: S e v i s u ~ 1 i z a pe 1 a T a b e 1 a X X XI V •

d) - ~ perccntéJ.gcm ~e yen~es. feitas com o Exterior aqui
nesta Micro-Re~i~o regist~a o fato de empresas voltadas esclu-
S1~aDCi·tc, par~ n atc~d~Lent0 ~a dc~anda extern~. Os resulta

cos tabulados para o item em apreço (Tabela XXXV)~ demonstram'
que 12% das ind~strias que rnant~m relaç~es comerciais com o Ex
terio~t destinam at~ 25% do total de su~ produç~o. Outras 12%

est;o na faixa compreendida entre 75 e 100% de sua produçio e
5~ cst~o dedicadas exclusiv~mente para exportar sua produç~o.


C') - :ló C:\IC se refere ao comportamento dos produtos r n-
(l II 5 t r i n i ~ 11o S ú1 t i rno ::; 5 a nos n ~n h uma d as t rês Mi c r o - Re g iõ e s a -
te egor ; c s t uc adcs , registrou problema vinculado ã diminuição
CO v o lum c d ...• s c x por cacoes , o que não deixa de ser bastante pr~
1.~i.:;~;or. t, ,,10ill (~o v alo r c mpr e s ta do aos i n t eres ses de maiores

t:anhps~ uma ndequada r cspo sta .:10 esforço n ac i.ona L para t n cr e>
mento daz c~portaçôes. Do resultado da Tabela XXXVI, conclui-

$0 q uo 1.27. ~,:::; i.nciic.t.rin s que man t Ém relações com o exterior.
,:,bti'H,r-uau ra ent o .d.[\; v end a dos seus produtos nos últimos anos.
6,: con si derar an c .-perio,.iode es:·t;-4.b;i.lidade~12Z sentiram mo v i
rentos de oscil~ç~o nA sua politica de vendas e 71% n~o r0spo~

dera.n.

f) Qu~ntr ~~ perspectivas de cxportaçoo para os pr~x!
~~s 5 anos n12c~VA-3e ~uc da Tabcla XXXVII. 24Z·das empresas

que trancaC~0P~m 20~ o ~xtcrior têm em mente uu a política de
in c r C:02 ;1t o d c S li 2. ::; e x p O" r' t a ç Õ 2 S ,; 5% n~o soube especificar o que
~rctcndcrirl fn·zcr nos pr6xinos anos.
-
~) - ~ prctc~s;o de alterar os produtos para atender a

~"fi 'r.'J,"'. cx t erna ilão difere do que aconteceu com os estudos an-
t~riorcs. A exig~ncia do Importador ou ffi8smo c puro interesse
~~ co~quist~ de novos mercados. força umo toma2a de posiç~o

~U~ ~uase sempre rcsult~ em nlguma modificaç;o nos produtos. O
cxam~ d~ Tabela XXXVIII·, a?r~sentA 5% do totAl das indústrias'
cxporta~orc~ afirm~ndo a ncces~idadu de diversificar como po~

d~rantc nas ~omadas de decis~es futuras; 12% concl~rram que o
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