Page 111 - index
P. 111
104
tação do Algodão era PlUQê. e dos Óleos Vegetais, que pelo m enos
em termos de julgamento pessoas todas desejassem, cada v e:
mais, penutrar em outros mercados. De qualquer maneira, contw
d o , os elementos ,':!.puradcsn c Tabela XXXVII, n a o S.:::10 de tn an ein
nenhema inadequados~ porquanto l8~: acreditam poder incrementar
a colocação dos seus produtos, contra 77, que se dão por satis·
f c a t o s em m a n t c r em o .i t u a L nível de vendas, enquanto 4% n at
c í.v e r am meios d c e s c i m a r sua futura. p o Lf t I c a de vendas. 71% se
abstiveram de se pranunC1ar.
g) Quan·tó a vp re t en s a o de a Lt c r a r os produtos para atei
der ã demanda e.xtcrnê.,· a c on t e c e u , no e x am e deste tópico, um,
cocrencia m~ito rara quando se analisa um questionirio com oc
-
elevRdo numero de respostas como o do presente caso, Os mesmos
18% que se mantiveraI:1 acordes quanto à possibilidade de ~nClie
mento de su~s vend~s. conforme prever-se na Tabela XXXVII. qlli
resume ns prctensoes d2s indústrias. par~ nos prox~mos 5
a 1 te r a r e m o p ro d u ç ; o c o m v i s t a S 2.o me r c a d o C:x te r no? tem - s e 1 8%
ínformané.o o desejo de aument~r 2 produçao, 4% achc.ndo que a
d i v e r s í E'i c a ç a » dos produtos se faz nccessar12 pnra o ganho de
-
novos mercados. 72 nno tinham meios para 2.vnliar ~ questao r
firmando nao saberem como faz~-lo. 71% n~o responderam.
h) Sobre o p ro cc s sa me n co dos c o n t a t o s com os Importad9
res 2. necessidade c r e s c e n t e d e u fi C o n t 1: n li o a p e r [c i ç o a me n t o das
especiali3aç;es nos diversos C2mpos. resulta numa oferta ~
serviços que na ma~s das vezes, se torna v a n t n j o s o e c c o n o mieo
sue. utilizaç~o. A manutenç~o de serviços especia1izados p r - o-
prLOS so - pode se justificar por uo movimento de transaçoes q~
nno permita a o~iosidade. Dnr. corno se depreendc pe13 Tab ela
XXXIX que 47. d~s empresas prcfercQ o entendimento direto com a
parte interessada, para concretizar os ncgoc~os; 8% nélO e miti
rnm coment5rio a pergunta.
í) Os m e i.o s de c o mu n i c a ç ao usados para manter contato'
com o Exterior. po~tos ~ disposiçao da populaç~o, permitem aos
que estejam localizados nos m~lS distantes pontos, promoverem
as gestões que julgarem neccss2rias em muito pouco tempo, Para
os que habit~m na Nicro-Rcgi;o do Cnriri, segundo dados concer
nentes i Tabela XL, 4% dos industriais utiliz~m npen~s o tele-