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Ainda como membro da. gerência, o super- o supervisor como um líder: Como'um líder
vtsor deve disciplinar Et'US supervisionados. Por o supervisar deve ser capaz de' liderar um grupo
dlsclpl1na não queremos dizer punição. DiScl- de colegas de trabalho ao objetivo comum. A te-
plina é essencial em qualquer trabalho de gru- rêncía necessita do interesse, das sugestões, da
po. Slgnt/ica conduta ordenada, sem a qual IlS atenção e do senso de responsab1lldade pessoal de
tarefas diárias não são cumpridas. Antigamen- tôda a fOrça de trabalho, e isto não se obtém a-
te, o método mais difundido usado pelo super- través o mêdo, mas somente atra.vés de JlIIlIr 114~-
vísor para manter a disciplina, era o mêdo de rança construtiva. Um empregado interessado no
cada empregado de ser despedido. Hoje, isto é seu trabalho requer menos supervisão e gera.lmen-
tido como uma política de visão estreita. O ba- te é responsável ao fazer as tarefas corretas. :8:le
sear-se no mêdo não traz boas relações com em acha a organização um bom local de trabalho:
pregados. tem orgulho .de trabalho e tem ambição de dar a
SU? parte para que as coisa andem. :tle sabe que
Regras e regulamentos dirigindo a conduta seu supervisar lhe fará proposições honestas, ou-
ordenada numa casa comercial ou escritório não virá seus comentários sôbre o trabalho e lhe da-
diferem naturalmente daquelas Impostas pela so- rá crédito a sugestões e tudo isto é atraente para
ciedade em geral. Elas são apenas adaptadas às
necessídadea de cada situação em particular. A- o seu olgnlho. Estas cOiRM se constituem em evt-
dl'ncia visível de liderança, baseada no uso cons-
lém disso, a formulação de regras escritas é tão trutivo daquilo a que as pessoas são sens1veis.
sômente o primeiro passa do contrOle. O impor- A chave para boas relações humanas se en-
tante é ambientar os empregados com natureza
das regras a serem observadas por êles. contra no desenvolvimento de boas relações en-
Os que não cumprem as regras deverão, na- tre o supervísor e seus empregados. As atitudes de
turalmente, ser punidos, dopoís de todos os fa- grupo entre os empregados são o resultado do
tores em jOgo em cada caso particular, tiverem acumulo de atitudes individuais. Estas atitudes
sido examinados, de modo que a punição esteja 1ildividuais são, por sua vez, o resultado do tipo
de acõrdo com a ofensa. De outra maneira o su- que se constitue na autoridade imediatamente
pervlsor não estaria realizando um trabalho cons- oe tratamento que o indivíduo recebe daquele
trutivo no discipl1namento daqueles sob sua al- superior, a êle,
çada.
o superv!s;>r deve ser 'um "gerente de ho-
O supervísor como um professor: No papel de
professor, o supervisar deve exibir qualidades de mens" tanto Quanto um "gerente de trabalho",
paciência, compreensão e, acima de tudo, um com êle é a qualidade mais importante. Por ou-
que se
tro lado, êie deve ser um tipo de homem
conhecimento completo de seu trabalho. Para aer
satisfaz em lidar com pessoas. Éle deve ter um
um bom proressor, um bom instrutor, o supervi- mterêsse natural nos sêres humanos.
sor deve saber como instruir.
Antes de dar instrução a um empregado, o Ao lidar com subordinados' ponha-se no lu-
supervísor deve preparar-se par.~ tal, com o se- gar de um deles. ~stes são os pontos que você
guinte: 1) um quadro de horários; 2) detalhando gostaria:
o trabalho, fazendo uma lista das etapas impor- a) Ser tratado com cortesia e bem acolhido
tantes; 3) tendo tudo pronto - equipamento, para UIn trabaillo;
materíaí e suprimentos e 4) tendo o local do tra- b) Ser instruido inteligentemente;
balho já providenciado, c) Um acõrdo sôbre o que se constitue num
trabaího bem realizado;
Para instruir um empregado a realizar uma d) Trabalhar com quem você respeita;
tarefa ràpidamente,. corretamente e conscíencto- e) Ter seu trabalhe reconhecido;
samente, o melhor método é o seguinte: dos; f) Ter suas opiniões e sentimentos respeita-
.
1- Preparar o. trabalhador: Colocá-Ias à. g) Sentir que seu trabalho contribue à "cau-
vontade; descrever ..:J trabalho; saber o que êle sa";
já conhece sôbre o mesmo e colocá-Io na posição h) Ter remuneração ou promoção pelo seu
correta. trabalho; .
2 - Apresentar a operação: Dizer, mostrar o i) Ter confiança na sua organízação:
Ilustrar uma etapa importante e colocar ênfase j) Sab3r que sua organização toma interesse
em cada ponto chave; instruir claramente, com- na sua saúde e bem-eacar:
pletamente e pacientemente, porém nunca mais k) Segurança;
do que He pode absorver. 1) Saber de antemão mudanças que lhe afe-
3 - Testar a performance: Deíxâ-Io fazer a tam;
tarefa; corrigir êrros: raaê-to explicar cada ponto m) Ter sua hab1l1dade plenamente ut1l1zada;
n) Ter uma tarefa especifica e definida.
enquanto êle faz o trabalho novamente; ter cer-
teza de que êle entende; continuar até que se NOTA: O material acima foi extraído do "Bulle-
esteja seguro de que êle Já sabe. tln", Vai. n, N.o26, datado de 30 de ju-
4 - Seguir de perto: Colocá-Io à vontade; nho de 1955,Technical Information Unlt,
desígnar quem afuda-ro-ã: "checar" frequente- Departament of Industrial Services, Eco-
mente; encorajar perguntas; dar a instrução por nomíc Development AdminiBtration, San
terminada. JU:l.n, Porto Rico.
INDúSTRIA' CÊARENSE