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e) Quanto ao comportamento dos produtos industriais de
exportaçao nos últioos 5 anos nao se pode desconhecer o esfor-
ço que o Governo Central vem fazendo no sentido de conseguir
um resultado sempre favor~vel a Balança Comercial do Pa{s. O
Cear~, de modo particular, sempre alcançou superavit nas tran-
saço~S com o ~ercado externo. Na pesquisa. ceve-se o cuidado
~c se procurar nf~rir 3 sensibilidade de nceitnç~o do produto
;~osto 2 d spo a i ç ri o do co n surni d or externo. O resultado. <"'.prese~
í
t~J0 0cln T2bul~ XXXVI. foi o seguinte: 28~ dns indústrias da
!licro-RegiClo d c F'o r t; t::lcz~. d o c La r aram un aum cn t o contínuo na
s~ric de 5 anos consultzda. Apenas lZ acusou estabilidade na
C0nciciQlizaç~0. enquanto 3% das empresas afirmaram ter aconte
cido uma oscilação no mercado.
f) Sobre as perspec~ivcs de cx?orta~ao para os prôxi-
noS 5 anos est~ evid9nciado. que houve um interesse de se com-
~lcmcntar AS informações recebidas da questão anterior, inclu-
sive pernitir una aferição do comportamento do empresário para
eCO ~s d~cisões do futuro, Ne Tabela XXXVII. verifica-se que
37, das indústrias C~ Micro-Região em estudo» estiôaô uma manu-
t2nç~O purn e simples do volume dos produtos exportados. 247.
outras. ecreditem em funç~o d~ alguns olementos (qualidade do
?roduto, procur~ pelo consumidor. prcço~ ete.), que haverá ten
~~nci~ pore croscer seu ritmo de exportaçno? enquanto 1% acre
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~ito numo retratnçnc de suns cxpcrt~çoes. Somente 270 ninda nno
tiveram condiç~o cle apreciar ~s perspectivas futuras e 70% nao
responderan.
g) P.:1r
,~'-'r e d cf'l an d a C!x t~ rna, o com po r tam -2 nt o d o h o me m ê o e 1eme n to
~rLoordi~l nns decisões econoôicas. E por se tratar de algo
b~stante dificil ~C! ser cquacionado e cx~cutndo. mesmo dentro
,~')s "f as tame n tos P rev is tos p a ra a s v a r i. ti V e ~s fi): adas, é que
Lxiste a eterna preocupação de tornar a política de venda alta
mente dinimica. cspecinlocnte em função do gosto do consurnido~
?ortantO. quem vende deseja sempre um incremento maior. dai
~~secrem os continuos estudos sobre como manter a maioria dos
(;r)nsumidorcs c ganhar a rrcfer~ncia dos que ainda nao optaram
;:>e1o p r o d u t c pertencente fi empresa. Tamb~m exa~inou-sep confor
~c se ~cpreenoe cln Tabela XXXVIII. que nns alternativas sugeri