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terno, e as tentativas 9 mesmo quando de imediato ou de curto
prazo nio sio satisfat6rias, passam a ter sua validade em fun-
ção da abertura dos contatos. Ãs vezes, o produto pode ser a
ceito, mas, o volume das encomendas pode não compensar os gas-
tos de embalagem. armazenamentos tarifas, etc. Resta, pela con
dução de uma pol{tica mais agressiva, a esperança de, ao fe-
char um acordo para suprir um eventual comprador, consegu~r ~
manter a negociação com expansão crescente. A Tabela XXXIII
diz que somente 24% das in~~strias que não comercializam com o
exterior. tentaram fazê-Io; 43% não procuraram de nenhuma ma-
neira o relacionamento; 33% se omitiram, valendo explicar que
neste total estio aquelas que mantêm exportações.
c) - No que se refere a oaneira de tentar um relaciona-
mento com o exterior sabe-se que para ca~a produto existe uma
t~cnica espe~i~l para sua colocação no mercado, e em funçio r
disso, cada empresa toma a atitude que se lhe parece a melhor.
Pela Tabela XXXIV, o resultado da pesquisa mostrou que 11% d.
total das ind~strias da Micro-Regiio de Fortaleza, procuraram!
a promoção dos seus produtos no mercado internacional, atrav~1
de Escritorios Especializados do Brasil. Outros acreditando~
talvez, que quem esti mais perto do consumidor pode julgi-l~
melhor. quando repre~entam 3% do n~mero de fabricantes, ti.
nos Escrit~rios Especializados ~nternacionais os elementos di
contato 9 2% das émpresas só operam com órgãos Públicos de Pro-
moçao. 18% das ind~strias preferem o relacionamento diretamen
te com os possiveis compradores. Quatro porcento (4%) defende-
ram outros processos (que nao os relacionados) que nao cheg!
ram a especificar 9 e, 62% deixaram de se pronunciar sobre a
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questao.
d) - Pela própria caracterfstica das ind~strias da Mi-
cro-Região de Fortaleza~ não se pode esperar que existe um
grande número delas voltadas especificamente para atender ã de
manda externa. Dai, a Tabela XXXV, apresentar apenas 2% do to-
tal das empresas industriais como dedicadas exclusivamente ao,
consumidores de outros paises. 14% mantêm nível de vendas qu.
tem uma oscilaç~o máxima de 25% de suas vendas. Três porcentl
(3%), numa faixa ainda maior. de 50 a 75% do total das vendas,
6% das indústrias cearenses estão no intervalo de 75 ti 100% d,
suas vendas.