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Desenvolvimento e Educação







MÁRIO HENRIQUE SIMONSEN









Um importcnte esteio da política de crescimento do

produto reol deve ser 0 esfôrço de educação e progresso tecno
I' .
I.OgICO.
Urna das conclusões mois conhecidas das pesquisas re-
al izodcs nos últimos anos sôbre os fatôres do desenvolvimento
econômico é a de que a educação e a formação de recursos hu-

manos desempenham papel mais importante do que a própria
acumulacão de recursos materiais na contribuicão para o cresci-
•.. . ..:t .2 •
mento do produto real. Os diversos modelos econométricos, ela-

borados certamente diverqem no que tange à quantificoção pre-
cisa do impacto da educação sôbre o desenvolvimento, mas qua-
se todos êlessituam em mais de sOctó a responsabilidade dos to-
tôres tecnológicos sôbre o crescimento da renda real per capita.
Essasconclusões naturalmente sugerem que o êxito do desenvol-
vimento econômico brasileiro nos próximos trinta anos dependerá

em grande parte da prioridade que se conferir ao problema edu-
cacional, e da produtividade que se conseguir extrair dos recur-
sos a êle destinados.









·Sem dúvida, o atendimento quantitat;vo curo de bens de consumo nos países subdeseo-
fornecido _pelo sistema educacional brcsileiro volvidos, parece ter-se transferido em grande
·proqredlu cpnsideràvelmente nos últimos anos escala para a consciência educacional. A op,»
..- os indtces de analfabetismo vêm declinando nião público passou a encarar a educação co-
de: forma sensivel - emcodo Censo, as· mo- mo o fator primordial tanto para a democra-
tr:qilqs nos três: niveis .de ensino se vêm ele- tizaço das oportunidades e para a geração da
vando. a taxas bastante elevadas e assim por modalidade social, quanto para a implanta-
diante. Todovki, mais rápido do que êsse pr:»
gresso . quantitativo vem sendo a tomada ·de ção de um processo acelerado de desenvolvi-
consciência quanto à. prioridade do problema mento econômico. Dai a intolerância genera-
educacional, e quanto dos deienos ainda ex,s- lizada em relação à esc/erose do ensino e 00
tentes 'no sistema brasifeiro. O chamado "efei-- descaso com certos govêrnos implicitamente
to demonstração" que tanto incentivou a pro- tratam o problema de educação.


Págírta.·:2 INDÚSTRIA CEARENSE
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