Page 12 - index
P. 12
"S "
.PARA o NORDESTE
. IV,
Visando garantir a consecução de pré-con- via de acesso ao Centro-Sul, como também de
condições de infro-estruturo rodoviária para o elemento de extrema irnportônciu 0':'] consoli-
desenvolvimento regional, a SUDENE destacou, doçõc do mercado regional. No quinquêruo
no seu Iy Plano Diretor, a vigorar no quinquê- 1969/73,: deverão ser pavimentados 840 Km,
nio 1969/73, recursos próprios no montante de no biênio 69/70,implantados 264 Km. A ex-
NC, $ 179 milhões que, somados à participação tensão toto' do trecho é de 1 ,920 Krn,
do DNERo (NCr$ 793,1 milhões), SUVALE
HR-I04 - CAMPINA GRANDE/A'.rALAI, ..•
(26,4' rnilhões),: SUDAM (19,0 milhões) e de
Esta "l)dovio apresenta dois notáveis pon-
'recursos externos '(NCr$' 32 milhões) perfazem
tos de passagem compreendidos pelas cidades
um' total oe NCr$ ],049 milhões,
de Cornpino Grande e Coruaru, nos Estados da
Buscando concentrar recursos em rodovias Paraiba e Perncmbuco. Por outro lado, o tre-
quê' possam," realmente, contribuir para a me- cho alagoano apresenta excelentes potenciali-
lhorlo efetiva' na oferta dos serviços de tran- dades do ponto de vista agrícola, embora com
,portes o; lV Plano D~l'etor visualiza cmco gran- topografia bastante ondulada, No periodo, de-
des .objetivos: integrar à econômia regional verão ser executados, respectivornente, 190 a
va;tqs zon~s produtoras' e interligá-Ias aos de- 246 Km de implantação e pavimentação.
'mqioS .centros econômicos do País e dotar o Nor-
. -de~te,-d~'ligações permanentes com o Centro BR-1l6 - RUSSAS/SALGUEIRO
A BR- 116 funciona como irnpcrtonte eixo
Sul;integrcr terrninolsportuórlos às suas áreas
de influência: interligar as capitais nordesti- rodoviário' para o Nordeste, representando a
alternativa da BR-l 01, na ligação com o Cen-
noos, int~grando,assim, os mercados tradicio-
nais" que élos representam e, por fim, promo- tro-Sul. J\ssume particular importôricio para a
região não só pela ligação interior
nombuco e Bohio) com 6 -Sul do Pais como
tos Bebedouro, Morada Nova, Colonização do
tombém pelainterligáção comoutrds' mais
Alto Turi, etc.).
'/ ' lmportonres rodovios no 'Nordeste' 'Ocidental:
Com investimentos _superiores a' NC.r.$ ,891 BR's 304, 230 e ,,233. No biênl~ 6~ (70:: se-
milhões, pretende-se." no quinquênio, implon-
rão povirnentcdos 220 e implontodos 57 qui-
" ter 2.674 e 'pavimentar 3.245 quilômetros em " lômetros. A extensãó' tofal do trecho é de
tôda a região nordestina, beneficiando direta- 454' 'Km. '
mente todos os Estados.
. .1~R·o-20 -' FO.Jl,TALEZA/S'., RAIMUNDO' NONATO
, ltODOVl~S PRIORI~ARIAS , 'i ,," Esta rodovia encontra suo mcis : impor-
tente j-Ust;fica:tjvcr',fl.oinc.orpo:rq~ãa devastas
Os recursos fincncelros contemplcdos pelo
'1''1 Plano' Diretor serão comprometidos, 'básica~ úreos .do Ceoró ,e-Piauí à:zor:lO de influência
. mente,nas seguintes "rodovins, - consideradas' do pôrto de'_.Mucurip~, consid~~ado.d.e, pri-
melro prioridade pelo IV Pleno' Diretor. ,O tre-
'prioritária:r para o desenvolvimento da re-giao:
" BRs 101, 104, 106, 135, 226, 2'30, 242, 304, cho tem merecido tratamento .especicl em pia-
" 31'6, 407,' 020, 251, e': 235. nos cntericres. _Deverão ser ímpíontcdose pavi-
" - ., 'Entre' estes soliento-se, pelesuo ;importância; ,mentados, no quinquênio.: _respectivamente,
,do Norte, ô dtvíso da' Bahia com o Espírito 581 €:,13 Km.. ,
Santo: Irrterlíçnndo várias copitois do Nordes- _ i \ -'.. -.... !'
BR-235 - ARACAJU/DlV. .'
te, a BR-1 Oi se d e' s en v o lv e . dentro da ~j'ERGIPE/BAIiIA, ' e
', fcnxn de mciorcotrcentróçõo industriol d' podu- • ,A principdl [ustiflcotivo para i':;'d~;ã({des-
lacional da região,' funcionando não só come rc- rodovia no' '1''1 Plano .,Diret6r é: de ":cohsti-