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tes, continuam a dar baixa espectativa de vida e uma mortalida
de infantil; porque se o incremento dessas condições, conse-
guiu dimiriuir o n~mero de mortes, nio chegou a acabar com a
subnutrição que a baixa renda determina.
A Micro-Região de Fortaleza está entre a que malS aumen-
ta a sua população; também ocasionada pela da taxa ce natalid~
de.
Podemos associar para este fator os de ordem psico-soci-
a15 e econômicos. Mais da metade da populaç~o €ncontra-Sê nUD~
faixa etãria bastante jovem, os quais vão ocasionar casn~entos
precoces, o que vai refletir em fortes coeficientes de nat~li-
dade.
o valor economico atribuído a prole. Pois ter muitos fi
lhos, constitue tanto para o homem do campo, como também para
a zona urbana, um fator de produção. devido ao desemprego.
Feitas essas considerações podemos concluir que o aumer.-
to demogrãfico vem trazendo serios problemas para o desenvolvi
mento dessa Micro-Região, devido a discrepância que há entr2 o
crescimento populacional, Q a disponibilidade de fatores co~-
plementares para o Desenvolvimento Econô~icc. especiaJment~ 00
que concerne ã disponibilidade de capital e tecnoloeia; oS
quais vao ocasionar um desempre~o crescente de mão-de-obrê.
b - POPULAÇÃ~. ECONOMICAMENTE ATIVA
Um dos a~pectos fundamentais, é o estudo da situaç~o de-
~ográfica; p01S g através da identificação do Potencial ce Re-
cursos Humanos que se tem uma Vlsao do seucsistema econ;mico
pois ~ da populaçio que se extrai a parcela dos que constitueo
a força de trabalho. fdos aspectos ~emo8r~ficos que se mede o
pote~cial quantitativo do tra~alho, aspectos estes visualiza-
dos ·atravis dapopulaçio economicamente ativa, da quantidade
de desemprego, e .do ritmo de crescimento populacional.
A quantificação de oferta da força de trabalho na Micro
Região de Fortaleza, encontra-se assim distribuIda, segundo s
virios setores de atividades; 13% no setor primirio, 24Z na se
tor secundário, e 617. no setor terciirio, e apenas 270 eo ou-
tras atividades(v~ja Tabela XLIV).
A participaç~o do pessoal ocupado no setor prim~ri~, e