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INSTITUTO
EUVALDO LODI







ATLAS INDUSTRIAL DO CEARÃ CARTA N9 1

FONTES POSiÇÃO GEOGRÁFICA DO ESTADO DO CEARÁ

Linhas extremas
Extremo Norte: 2946'30"
Latitude
Extremo Sul: 7952'15"
01 - ATLAS DO CEARÁ
Fundação IBGE Extremo Leste: 37914'54"
SUDEC - Ce. - 1973 Longitude
02 - REDE VIÁRIA Extremo Oeste: 41924'45"
Escala 1:1.000.000
SUDEC - Ce. - 1973 Direção N-S 5905'45"
Distância Angular
03 - PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO Direção E-O 4909'51"
De Juazeiro do Norte, Crato, Sobral
SUDEC - SUDENE - Ce - 1974 Direção N-S: 463
04 - DADOS PRELIMINARES GERAIS DO CENSO Distância Linear(km)
AG ROPECUÁR 10 Direção E-O: 564
VIII Recenseamento Geral, 1970
Fundação IBG E NÚMERO DE MUNIC(PIOS: 142
05 - INFORMAÇÕES BÁSICAS NÚMERO DE MICRO-REGIÕES: 23
Fundação IBG E
Fortaleza Fonte: Anuário Estatístico do Brasil - 1970
06- CENSO DEMOGRÁFICO DO CEARÁ
VIII Receamento Dernoqráfico CARTA N9 2
Fundação IBGE - 1970
SISTEMA DE CIRCULAÇÃO
07 - ROCHEFORT, M.
"Princípios de Classificação dos Centros Industriais" A infra-estrutura de transporte no Ceará permite a circula-
Boletim Baiano de Geografia ção regular de pessoas e mercadorias.
Ano I - N94 - março, 1961 Os sistemas de transporte-rodoviário, aéreo, marítimo e
08- CARTA DE FORTALEZA ferroviário-possibilitam o acesso a qualquer ponto do território
Escala - 1:20.000 cearense, em qualquer época do ano, salvo em casos de grandes
Prefeitura Municipal de Fortaleza inundações.
1974 SISTEMA FERROVIÁRIO
09 - DIAGNÓSTICO INDUSTRIAL DO CEARÁ A rede ferroviária, atendida pela Rede de Viação Cearense
FIEC/IEL - 1973 (2i:l Divisão da RF FSA) corta o Estado em duas direções: Leste-
10 - BANCO CENTRAL DO BRASIL Oeste e Norte-Sul, interligando o Ceará com o meio-norte e norte,
Delegacia da 2i:l Região como também com o Centro-sul do país, através da linha sul.
Fortaleza - 1974 Internamente, proporciona ligação de quase metade dos municí-
pios cearenses com a capital e outros Estados (Paraíba e Piaut],
11 - BASE AÉREA DE FORTALEZA oferecendo transporte regular e acessível· a todas as necessidades,
Setor de Transporte Aéreo Está nos planos da RFFSA a interligação dos dois troncos
Núcleo de Proteção ao Vôo do Ceará, formando um triângulo ferroviário.
1974.
SISTEMA RODOVIÁRIO
12 - COELCE
Livro Estatístico de Faturamento O sistema rodoviário cobre a totalidade da área estadual e se
ABRIL/1974 apresenta como o mais eficiente e desenvolvido dos sistemas de
FORTALEZA transporte, quer pela sua extensão, quer pela disposição espacial
das estradas principais que totalizam mais de 3.000 krn de rodo-
13 - PLANO RODOVIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ vias asfaltadas, oferecendo regulares condições de tráfego rápido
Escala - 1:1.000.000 e mais ou menos seguro.
DAER - 1973. As estradas federais cortam o território cearense em diver-
14 - LIMA, LUIZ CRUZ sas direções e tem como estradas principais as BR-116, BR-020,
"A Indústria na Zona da Francisco Sá" BR-222 e a parte cearense da Transamazônica, são consideradas
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UFC. - 1971 principais não só pelas condições de tráfego que oferecem como
pela sua significação econômica para nosso Estado.
15- COTELCE A BR-116 Iiga o Ceará ao Su I do Pa ís, atravessando o Esta-
Fortaleza-Ce. - 1974.
do no sentido Norte-Sul, pelo lado Leste. Tendo o km O na cidade
16 - ATIVIDADES DA SUDENE NO CEARÁ de Fortaleza, constitui-se a principal via de circulação de mercado-
MI - SUDENE ria que chegam a nosso Estado ou dele saem.
Escritório do Ceará - 1973. A BR-222 corta o território cearense no sentido leste-oeste,
17 - RFFSA pelo lado norte, ligando Fortaleza ao Meio-Norte e ao norte do
Escritório Central país. Dada a importância dessas regiões para nossa economia,
Fortaleza - 1974. quer como fonte de suprimento de matérias-primas, quer como
mercado de consumo para nossos produtos industriais, pode ser
18 - COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ considerada a segunda mais importante estrada federal do Ceará.
ADMINISTRAÇÃO GERAL Ligando Fortaleza à Brasília, em particular, e à Região
Fortaleza - 1974.
Centro-Oeste, de modo geral, e ao entroncamento com a Transa-
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