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o Departamento Nacional de Portos e Vias
Navegáveis submeteu ao Ministro Mário Andrea-
zza o plano de obras para o corrente ano, indican-
do que investimentos maciços previstos em ver-
«Pier» bas orçamentárias movimentarão as obras atual-
mente em execução em todos os portos brasileiros
Petroleiro da costa do Atlântico.
Do Ao aprovar o planejamento do DNPVN, o Mi-
nistro dos Transportes levou em consideração os
Mucuripe estudos de viabilidade técnico-econômica da au-
tarquia e sua programação em consonância com
o Plano Trienal do Govêrno. Dentre as obras,
consta o "pier" petroleiro do Mucuripe.
REALIZAÇÕES elétrica do pôrto de Salvador, esta última com
vistos à demanda dos 27 guindastes de pórtico,
dos quais 17 já estão em fase final de monta-
Dentro da p r o g r o m a ç õ o prevista, o gem; recuperação das linhas férreas do pôrto
DNPVN anuncia as seguintes realizações para de Salvador; 11) recuperação do pôrto de São
êste ano: Roque, com 127 metros de cais; 12) comple-
1) Prosseguimento de todos os estudos, rnentcçõo das obras do parque de minérios e
obras e serviços iniciados nos exercícios anterio- carvão do pôrto do Rio de Janeiro; 13) cons-
res; 2) desenvolvimento do programa geral de t: ução de enrocomento de contenção do terra-
drngagens de monutenção e aprofundamento pleno poro ampliação da área do pôrto de An-
nos diversos portos brasileiros; 3) aquisição e gra dos Reis; 14) dragagem da bacia de evolu-
instalação de equipamentos modernos para a ção do pôrto de Angra dos Reis; 15) constru-
movimentação de cargas cereais, granéis sóli- ção de silos para cereais no pôrto de Santos;
dos e líquidos, cofres de cargas (contoíners), 16) construção de armazéns internos e externos
frigorificos, silos e demais instalações comple- no mesmo pôrto; 171 dragagem de aprofunda-
mentares; 4) construção das instalações do nô- mento da bacia de evolução do pôrto carboni-
vo pátio de movimentação de cargas e arma- fero de Imbituba, para 10 metros de calado;
zéns, bem como a recuperação do cais flutuante 18) recuperação de tôda a rêde elétrica do pôr-
no pôrto de Manaus; 5) construção das insta- to de Pôrto Alegre, para corrente alternada,
lações do nôvo pôrto de Belém, com 400 metros cem vistas aos novos guindastes adquiridos
de cais acostável; 6) reconstrução da ponte de num total de 17 unidades; 19) aquisição de
atracação, recuperação de tôda a rêde elétrica guindastes automctores, empilhadeiras, tratores
para atender à instalação de 18 guindastes de sôbre pneus, canetas, cábreas, balanças inte-
pórtico adquiridos para o mesmo pôrto e a dro- grados, locomotivas de manobra, vagões-pran-
gagem da barra, canal de acesso e bacia de e- chas, pás-carregadeiras, esteiras móveis, desti-
volução do mesmo pôrto de 8eiém; 7) constru- ncdos a vários portos nacionais; 20) retomada
ção do "pie r" petroleiro do pôrto de Mucuripe; da construção da barragem eclusada do Bom
8) dragagem de conservação do canal de aces- Retiro, no rio Taquari; 21) construção da bar-
so e bacia de evolução do pôrto de Cabedelo, ragem de Amarópolis (em substituição a Três
para 8 metros de profundidade; 9) dragagem Irmãos), no rio Jacui, e finalmente, por conta
da bacia de evolução do pôrto de Maceió, para de financiamento inglês, o DNPVN irá proceder
dez metros de calado; 10) recuperação e am- à aquisição de 2 dragas, sendo uma de alto
pliação das rêdes de água, esgôto e energia mar e outra de alcatruzes.
Página 18 INDÚSTRIA CEARENSE