início  -  voltar  -  imprimir
Premiações FIEC — Troféu Cidadania  

Amarílio Proença de Macêdo

Fez seus primeiros estudos no Seminário de Baturité e formou-se em Economia, pela Universidade Federal do Ceará.

Iniciou-se profissionalmente como estagiário na CEMEC - Construções Eletromecânicas S/A, em 1964. Foi assumindo gradativamente posições executivas em diversas empresas da organização, como a gerência comercial da Cervejaria Astra S/A, culminando por ocupar a vice-presidência da holding J. Macêdo S/A Comércio, Administração e Participações, controladora de mais de 20 empresas nos ramos de: alimentos, bebidas, veículos, eletromecânica e agro-industrial, incluindo a direção executiva da holding J. Macêdo Alimentos S/A, que controla 8 moinhos de trigo no País e um em Portugal, além de uma fábrica de biscoitos e duas indústrias de massas alimentícias.

Foi presidente do Sindicato da Indústria do Trigo nos Estados do Pará, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

À frente do Centro Industrial do Ceará (CIC) participou de sua gestão como presidente no período em que a entidade notabilizou-se por assumir posições progressistas, no final dos anos 70 e começando os anos 80, num processo de amplo debate das questões políticas e sociais, que culminou, em 1986, com a eleição de Tasso Jereissati, outro presidente do CIC, para o Governo do Estado do Ceará.

Diretor Executivo da Federação das Indústrias de 1986 a 1991.

Amarílio é conselheiro do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) e do UNIEMP (Instituto Universidade Empresa).

Afinado com os problemas da comunidade, participa como coordenador do Pacto de Cooperação entre as forças produtivas e o Governo do Estado do Ceará e municípios, responsável pela ação conjunta de empresas cearenses, universidades, ONGs, autarquias, empresas públicas e sindicatos, no processo de desenvolvimento estadual, em sinergia com o esforço público e sociedade civil.

Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC, 1993.

:: topo