início  -  voltar  -  imprimir
Premiações FIEC — Troféu Cidadania  

Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras)

Biografia : Discurso : Resolução : Álbum

Beni Veras chega ao cargo de Governador do Estado do Ceará após ocupar cargos da mais alta importância na comunidade empresarial cearense e na política local e nacional. Foi o primeiro Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), a partir de 1978, quando os chamados "jovens empresários" assumiram o controle político e administrativo daquela entidade. Foi Assessor Especial do Governador Tasso Jereissati (1987-1991), Senador da República (no mandato de 1991-1999), Ministro do Planejamento no Governo Itamar Franco à época da formulação do Plano Real e Vice-Governador do Estado do Ceará.

Nascido em 1935, cearense de Crateús, o Governador Beni Veras estudou no Liceu do Ceará, onde foi líder do movimento estudantil na década de 50. Foi vendedor viajante no interior do Estado e trabalhou no comércio. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará em 1967. Ainda na Faculdade, associou-se com comerciantes cearenses e tornou-se industrial, participando da montagem e chegando a ser um dos principais executivos de uma das empresas cearenses da área de confecção mais bem-sucedidas em sua época, a extinta Saronord, que chegou a se situar entre as maiores empresas do País no setor têxtil.

Após deixar a Saronord, ingressou na Confecções Guararapes, na época a maior indústria brasileira do setor, passando a residir em São Paulo. Em pouco tempo, tornou-se Vice-Presidente da Guararapes e convenceu a direção da empresa a investir no Ceará. Dirigiu a construção e a criação de todo o parque industrial da Guararapes no Estado, com a montagem de três fábricas, gerando mais de 3.000 empregos diretos.

No final da década de 70, Beni Veras assumiu a presidência da primeira diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC), então o braço político da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Da prática de discussão e diálogo com as várias linhas do pensamento político e social, levada a cabo no CIC, forjou-se a visão de que era possível fazer nascer um novo Ceará pela mudança nas práticas de gestão então aplicadas no Governo do Estado, por meio da adoção de dois pilares: 1) ênfase na postura ética; e 2) racionalidade na administração pública.

Acreditando nesse projeto, a sociedade cearense elegeu o então jovem empresário Tasso Jereissati para o Governo do Estado, pela primeira vez, em 1986. O chamado "Projeto das Mudanças", surgido a partir do Movimento do CIC, ganhou a confiança do povo cearense que garantiu a sua continuidade ao longo de quatro mandatos consecutivos frente ao Governo do Estado do Ceará.

Desde que assumiu o mandato de Senador da República (1991), Beni Veras abandonou suas atividades empresariais, passando a gestão de sua empresa para familiares e executivos

• INFORMAÇÕES ADICIONAIS
  - Beni Veras nasceu em Crateús, Ceará, no dia 18 de agosto de 1935.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
  - Graduado em Administração com especialização em Marketing pela Escola de Administração do Ceará, 1964/67;
  - Diplomado pela Universidade de Harvard-EUA, em Problemas de Desenvolvimento Econômico, 1966.

PRINCIPAIS ATIVIDADES PÚBLICAS
  - Presidente do Centro Industrial do Ceará (1978-1980);
  - Presidente do Comitê Suprapartidário Pró-Tancredo Neves;
  - Vice-Presidente de Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC);
  - Assessor Especial do Governador do Estado do Ceará (1987/1990);
  - Senador da República eleito para o período 1991/99;
  - Foi Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República no período 03/03/1994 a 01.01.1995, na gestão do Presidente Itamar Franco;
  - Foi Representante do Senado Federal em missão oficial da Delegação Brasileira à Conferência Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.
  - É autor de diversos trabalhos, artigos e livros, dentre os quais "Desequilíbrio Econômico Inter-Regional Brasileiro", Comissão Especial Mista do Senado Federal, 1993.

:: topo