ENSINO SUPLETIVO
Singularmente desvanecida, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, através da voz de seu Presidente, orgulha-se em manifestar, de público, seu regozijo, por ter oportunizado a realização do Retreinamento de Recursos Humanos, que hoje se encerra, promovido pelo Departamento Nacional da SESI, com o apoio oficial da Secretaria de Educação do nosso Estado.
Ausente desta solenidade, por motivo de compromissos em Brasília, junto às mais altas Autoridades do Governo da República, o Dr. Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Diretor do Departamento Nacional do SESI, fez-se credor de mais um relevante serviço prestado ao País, e particularmente à causa da educação, mediante esta auspiciosa iniciativa de atualizar e aperfeiçoar técnicos, especialistas de educação, diretores, orientadores da aprendizagem e secretários de unidades escolares, com vistas à implantação e ao funcionamento de cursos supletivos, da função de suplência, segundo os mais audaciosos postulados da Lei Federal N° 5.692/71.
O apoio da Secretaria de Educação do Estado, irrestrito e entusiasta, não só por parte do Exmo. Sr. Secretário que prestigia esta solenidade com a sua presença, mas também por intermédio do Departamento do Ensino Supletivo, através de sua Diretora e operosa equipe, esse apoio não poderia deixar de receber uma referência especial. Ele demonstra a sensibilidade e o afã das nossas Autoridades em contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento do País, graças a universalização do ensino de 1° grau, atingindo inclusive os adultos e adolescentes que passaram à derivada escolarização regular.
Sentimo-nos imensamente felizes e orgulhosos em ver reunidos educadores dos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, lado a lado com os contingentes de do Departamento Regional do SESI, da Capital e do Interior do Ceará, fraternizados com técnicos, especialistas de educação e professores da Secretaria de Educação do Estado e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Fortaleza, do Departamento Regional do SENAI, do MOBRAL, da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e de outras Entidades educacionais, todos imbuídos do mesmo espírito de se aperfeiçoarem para prestar maiores e melhores serviços à Nação, nesse sentimento humano e cristão da solidariedade, nesse propósito insopitável de construir uma sociedade justa e democrática, graças às oportunidades oferecidas a todos através da educação.
É preciso que aqui se diga e se proclame o ensino supletivo, ministrado por meio de cursos, com avaliação no processo, constitui uma das grandes conquistas sociais do trabalhador. A medida, consagrada pela Lei N° 5.692, veio pôr cobro à odiosa discriminação que se pretendia impor aos que não tiveram oportunidade de cursar o ensino regular. A estes se obrigava um abstruso exame à base de risquinhos, pejado da erudição, contrário à avaliação das aprendizagens comportamentais do educando, na verificação de seu preparo para o exercício consciente da cidadania.
Estamos de parabéns, nós, os empresários. Estão de parabéns os trabalhadores e seus dependentes maiores de 14 anos. Graças à clarividência dos Conselhos Estaduais de Educação na exegese da Lei 5.692 e legislação complementar, e graças à ousada iniciativa dos técnicos do Centro de Experimentação e Aperfeiçoamento do Departamento Nacional do SESI, no Distrito Federal, todos os que não puderam fazer seus estudos regulares na idade própria, terão à sua disposição cursos acelerados, ao ritmo de cada um, sem o guante dos exames que pouco ou nada avaliam, e que tantos frustam. Cursos acelerados em que os educandos são tratados como pessoas que buscam, no dia-a-dia de seus esforços e aprendizagem, não um cabedal oco de erudição, mas comportamentos oriundos dos conhecimentos que forem sendo adquiridos paulatinamente, no empenho permanente de sua valorização social e econômica.
Nossos agradecimentos ao Departamento Nacional do SESI, representado pela equipe do CEADIF, coordenada pelo eminente professor Jamil El-Jaick; nossos agradecimentos à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nossos agradecimentos aos colaboradores dos Departamentos Regionais do SESI e do SENAI; nossos agradecimentos a quantos cooperaram para o bom êxito deste Retreinamento.
Na certeza de iniciativa será o marco de um esforço conjunto do que a Norte e do Nordeste, no sentido da promoção do trabalhador, agradecemos a presença de todos a esta solenidade e concitamos a todos a não esmorecermos nessa determinação inabalável de participar na aceleração do desenvolvimento do nosso País.
|