O SENTIDO DA CAMPANHA
Esta solenidade, em que procedemos à divulgação oficial dos resultados de mais um Concurso para escolha do Operário-Padrão da Indústria Cearense, reveste-se, já, de caráter tradicional, pois vem sendo realizado anualmente.
Para a Direção Regional do SESI constitui motivo de júbilo este ato público, através do qual se presta o reconhecimento aos colaboradores do desenvolvimento industrial do Ceará, selecionados por aquelas qualidades essenciais ao bom desempenho das tarefas da produção.
Hoje, o trabalho encontra nas máquinas o auxiliar valioso, que a própria inteligência do homem criou aplicando à técnica os conhecimentos científicos. O trabalhador continua sendo, no entanto, o fator preponderante no funcionamento das oficinas, dependendo o bom funcionamento desses de uma gama de atributos pessoais compreendendo desde a qualificação profissional até o ajustamento psicológico em termos de ambientação.
Seria irracional pretendermos que o ser humano, com suas limitações, estivesse isento de falhas, ou erros, e é precisamente por esta circunstância que seu comportamento no trabalho reveste um significado muito maior, em comparação com os fatores de outra natureza.
O que se deseja é o homem consciente de sua responsabilidade, amante do seu próprio mister, cordial com os companheiros de convivência diária e capaz de compreender os objetivos gerais da empresa de maneira a concorrer para que sejam atingidos.
Quando o SESI instituiu a seleção do Operário-Padrão, com o apoio da imprensa, não o fez com a intenção de impor um modelo de conduta, nem de provocar emulações, mas de traduzir, em termos gerais, e reconhecimento da indústria a seus colaboradores, pelo papel decisivo na operacionalidade dos instrumentos da produção.
É pela competência de seu pessoal – desde o dirigente máximo até o último dos dirigidos – que a empresa tem maior produtividade, em função da qual concorre para o desenvolvimento econômico e para o bem-estar coletivo em qualquer país.
Por isso, a escolha do Operário-Padrão transcende do âmbito da empresa e das classes representativas da indústria, sendo uma festa de sentido muito amplo, na qual todos devem participar.
Neste ano, de conformidade com os critérios preestabelecidos, o Ceará tem em Ananias Marques da Costa o seu Operário-Padrão, a quem prestamos a nossa homenagem, e desejamos êxito na seleção para o titulo nacional.
Querermos tornar extensivas as nossas congratulações, em nome não apenas do SESI como da classe empresarial, representada pela Federação das Indústrias e Centro Industrial do Ceará, aos 2° e 3° colocados: José Flavius Melo Barreto e José Maria Florêncio, por sua alta cotação para o título estadual; bem como à PETROBRÀS, à COELCE e à ORIL, pela vitória do candidato dessa primeira empresa e boa colocação dos representantes das duas últimas.
Às autoridades, aos jornalistas, aos companheiros Industriais, aos representantes das entidades industriarias e às demais pessoas presentes, deixamos consignados os nossos agradecimentos pela satisfação que suas presenças nos conferiram
|