início :: voltar :: imprimir
gestão: Êxito Garantido :: diretorias :: foto 

 
 
 

( Publicado na “Tribuna do Ceará, de 22/08/77)
SILVEIRA MOSTRA À E.S.G. TRABALHO E OBJETIVOS DO SESI



Por ocasião da visita dos estagiários da Escla Superior de Guerra a Fortaleza, na semana passada, o engenheiro Francisco José Andrade Silveira, Diretor Regional do SESI, pronunciou no auditório do Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, a seguinte palestra:

O SESI - Serviço Social da Indústria é uma entidade nacional, organizada e administrada pelos órgãos sindicais da classe empresarial da indústria, nos termos do Decreto-Lei nº 9.403, de 25 de junho de 1946.

Há um Departamento Nacional, sediado no Rio de Janeiro e gerido pela Confederação Nacional da Indústria, e os Departamentos Regionais, nos Estados, como este do Ceará, cuja administração é inerente às Federações da Indústria.

A atuação do SESI é desenvolvida em quatro grandes campos: o da Educação, o da Saúde, o do Lazer e o do Serviço Social, complementando na medida do possível a ação governamental nos casos em que continue a verifica-se carência de serviços reclamados pela população industriária e trabalhadores assemelhados.

Para o atendimento a seus usuários e dependentes, o SESI mantém os Centros de Atividades em cidades industriais, onde concentra todos aqueles serviços, havendo casos em que dispõe de instalações escolares, recreativas, sanitárias, etc., isoladamente, para fazer face a uma carência local de uma atividade específica.

A construção e a manutenção dos Centros de Atividades e das demais unidades assistenciais são possibilitadas pela contribuição que os industriais recolhem para o SESI, na base 1,5% sobre o montante da folha de pagamento do pessoal. O produto seria insuficiente para permitir o desenvolvimento dos serviços na escala necessária, motivo porque se faz a arrecadação de uma taxa de atendimento, sempre muito inferior ao custo real do serviço. Essa prática tem, ademais, a finalidade de evitar que o SESI venha a ser considerado uma entidade puramente paternalista, consistindo sua filosofia de ação em ajudar o trabalhador da indústria a ajudar-se.

Desde o início, a contribuição das empresas industriais para o SESI vem sendo arrecadada através do Instituto Nacional de Previdência Social - INPS. Por isso, julgou-se conveniente que a entidade, apesar de caracterizar-se por seu enquadramento no Direito Privado, observa as normas da Contabilidade Pública, inclusive submetendo os Balanços Anuais ao julgamento do Tribunal de Contas da União.

Uma das primeiras instituições brasileiras a adotar o Orçamento-programa, o SESI elabora anualmente o Plano de Atividades a executar, que é aprovado pelo Conselho Regional da entidade, no Ceará, como nos demais Estados, cabendo a esse mesmo órgão aprovar, também, a Retificação Orçamentária para o segundo semestre do ano em exercício, bem como o Relatório e a Prestação de Contas, que sobem ao Conselho Nacional do SESI, para, finalmente, ser submetido ao Tribunal de Contas da União, como antes se mencionou.

A maioria dos Departamentos Regionais é deficitária em termos de recursos para financiamento das atividades-projetos arrecadando importância inferior ao montante das despesas. Os que estão nessas condições recebem ajuda do Departamento Nacional:

Neste Estado, o SESI iniciou suas atividades no ano de 1948, através de uma Delegacia Regional, que, em 1952, se transformou em Departamento Regional por passar à administração direta da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, então favorecida com a Carta de Reconhecimento expedida pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.

Em 29 anos de atividades o crescimento do SESI do Ceará foi deveras notável, acompanhando a expansão do parque industrial e demais setores que se incluem no campo de atuação da entidade. Iniciando-se com um plantão para matrículas e informações, um curso de corte e costura, e um posto de abastecimento, além dos órgãos administrativos, hoje compreende:

1. NA CAPlTAL: O Centro de Atividades de Fortaleza e o Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil.

2. NO INTERIOR: O Centro de Atividades do Cariri, sediado na cidade do Crato.

O Centro de Atividades de Fortaleza compreende 2 Agências na Capital: Uma no Centro Urbano, à Rua General Sampaio, 1148, e a outra na Zona Industrial de Parangaba; e estão-lhe subordinadas as Agências das cidades seguintes: Maranguape, Sobral, Camocim, Aracati e Iguatu.

O Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, assim denominado em homenagem a ilustre cearense que, como seu irmão Dr. Antônio Pompeu foi o iniciador da indústria de fiação e tecelagem no Ceará, está localizado nas proximidades da Barra do Ceará, ao poente da cidade, onde se acha a grande maioria das empresas industriais de Fortaleza. Funciona como centro experimental, em convênio com o Departamento Nacional do SESI, desenvolvendo atividades-projetos que, se bem sucedidas, serão implantadas em outros Regionais.

O Centro de Atividades do Cariri atende tanto à população industriária da Cidade do Crato, como dos Municípios próximos, notadamente os de Juazeiro do Norte e Barbalha, sendo que, no primeiro desses, funciona a Escola de 1° Grau Padre Azarias Sobreira, do SESI.

A localização dos Centros de Atividades e demais unidades de serviço atende a um planejamento, baseado em pesquisa, que teve por objetivo pre-determinar a necessidade da atuação do SESI maior ou mais premente.

Quando assumimos a Direção do Departamento Regional preocupamo-nos como utilizar os recursos do modo mais rentável, tendo em vista que ia entrar em funcionamento o Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, implicando em aumento dos encargos financeiros do órgão.

Este, havia crescido de forma dispersiva, o que se agravava os custos puramente administrativos, tornando evidente a necessidade de uma concentração, também desejável no tocante à melhoria e eficiência dos serviços à disposição dos usuários.

Além da pesquisa para determinação dos locais onde o SESI deveria prestar os seus serviços, foi feito um estudo sobre a estrutura do Departamento Regional, com vistas a uma reforma administrativa, cuja implantação seria progressiva.

A nova estrutura abrange a Diretoria Regional, com o Gabinete do Diretor, a Superintendência, a Secretaria Geral e as Divisões Administrativas, Financeira e Técnica. A essa última subordinam-se as Coordenadorias de Educação, Lazer, Saúde e Serviço Social, que atuam no nível dos Centros de Atividades mencionados.

No CAMPO DE EDUCAÇÃO, o SESI do Ceará atua nos setores do Ensino Regular, da Educação Artística e da Educação Física e da Iniciação Esportiva. No tocante ao ensino regular, mantém a Escola Dr. Thomaz Pompeu do Centro Social da Barra do Ceará; a Escola Eusébio Mota de Alencar, da Agência n° 2 do Centro de Atividades de Fortaleza; a Escola Hermenegildo de Brito Firmeza, de Crato, e a Escola Padre Azarias Sobreira; de Juazeiro do Norte, do Centro de Atividades do Cariri. Esses estabelecimentos acham-se devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, por atenderem às exigências legais, e neles funcionam o Jardim de Infância, o Ensino de 1° Grau e o Ensino Supletivo. Mediante convênio com a Secretaria de Educação do Governo do Estado e com as Prefeituras Municipais, algumas professoras pertencem ao magistério público, e o SESI faculta parte das vagas a alunos que não pertencem ao número de seus usuários, tendo em vista a conveniência de se promover, desde a escola, uma integração efetiva de trabalhadores, ou seus dependentes, na sociedade de que fazem parte.

Também são ministrados pelo SESI do Ceará, constantemente, cursos diversos de Educação Familiar e os de Corte e Costura, cuja aceitação é muito grande, pelos benefícios que proporcionam contribuindo para a economia do industriário, pois suas roupas passam a ser confeccionadas no lar, sendo também comum que as concluintes dos referídos cursos recebam encomendas para outras pessoas, quando não são atraídas pelas indústrias de confecções.

Junto às escolas, o SESI mantém instituições educativas como a Biblioteca e a Caixa Escolar. No Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, onde os métodos adotados constituem autênticas inovações didáticas, funciona o Parlamento Estudantil, com grande êxito.

A educação artística é desenvolvida através de Aulas, Ensaios e apresentação de Ballet, Teatro, Orquestra, Declamação, Folclore, Coral, Banda e Fanfarra, proporcionando aos industriais e seus dependentes oportunidades para exercitarem sua vocação, que possuem em alto grau comportando-se como verdadeiros artistas, sempre vibrantemente aplaudidos em todas as suas exibições, notadamente nas que tem realizado no Sul do País, inclusive em Brasília perante o Exmo. Sr. Presidente da República.

A educação física dos usuários do SESI do Ceará e seus dependentes concretizam-se através de Aulas, Treinos, e práticas de Natação, Basquete, Voleibol, Handebol, Ginástica de Solo, Ginástica Rítmica e Dança Moderna, Judô, Atletismo, Futebol de Campo e Saltos Ornamentais, sobressaindo-se os cursos de iniciação esportiva, realizados semestralmente, nos períodos de férias escolares. O objetivo dessas atividades não é a competição, porém, ainda assim, atletas formados pelo SESI têm conseguido resultados dignos de nota, a exemplo da equipe de saltos ornamentais, detentora de títulos nacionais e internacionais.

No campo da SAÚDE, o SESI proporciona a assistência médica e odontológica, a primeira tendo em vista que a prestada através do INPS não pode cobrir integralmente as necessidades da população industriária, permitindo, por conseguinte, que algumas deficiências, naturais em um meio onde os índices de morbidade apresentam-se muitos elevados, sejam supridos pela colaboração desta e de outras entidades privadas. No entanto, demos prioridade à medicina preventiva, exercida através de técnicas e métodos através dos quais processa-se a integração do campo da saúde com os demais, sobretudo com o da Educação e o do Serviço Social.

As clínicas mantidas pelo Departamento Nacional são as seguintes: Geral, Pediátrica, Ginecológica, Oftalmológica e a Otorrinolaringológica, sendo igualmente prestados serviços de radiologia, enfermagem e análise clínica.

A ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGlCA apresenta-se bastante desenvolvida, em virtude da precariedade desse tipo de serviço prestado por instituições oficiais, atraindo aos consultórios do SESI, existentes no Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil e nas Agências da Capital grande número de usuários. A odontopediatria é praticada com muita aceitação e o emprego de raios X dentário concorre para a boa qualidade do serviço em questão. Também nesse tocante existe a preocupação com medidas preventivas; postas em prática mediante a integração com os outros campos de atividades e a realização de exames bucais em alunos dos cursos do SESI.

Cabe-nos ressaltar aqui o empenho desta entidade no que concerne à higiene e segurança do trabalho, mantendo um setor especializado além de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, em funcionamento regular desde 1954 e promovendo convenções semanais, palestras e exibições de “slides”, distribuição de cartazes, etc., junto às empresas industriais, abstendo-se, no entanto, de qualquer fiscalização, que é da competência legal do Ministério do Trabalho.

Transportando-nos para o CAMPO DO LAZER, salientamos que a este o SESI tem dado muita atenção, por reconhecer a conveniência de proporcionar aos usuários e seus dependentes o aproveitamento das horas disponíveis em benefício próprio – da educação, da integração social, e em proveito, igualmente, do trabalho, para o qual o homem deverá estar sempre predisposto.

Como Atividades de Lazer, o SESI realiza exibições cinematográficas, Festas dançantes, Jogos de Campo, Banhos de Piscina, Parque Infantil, Shows Artísticos, Campeonatos e Torneios, verificando-se que esse campo está integrado com outros setores de educação artística e de educação física.

Referidas atividades de lazer atraem ao Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, às Agências da capital e ao Centro de Atividades do Cariri verdadeiras multidões, principalmente nos fins de semana, proporcionando um convívio sadio e estimulante.

Finalmente, no campo do SERVIÇO SOCIAL, o trabalho do SESI abrange a orientação individual e a formação e orientação de grupos, o que importa em uma gama considerável de responsabilidade, notadamente na supervisão dos processos integrados e no relacionamento direto com as empresas e as outras instituições assistenciais. O serviço social junto aos demais campos específicos, procurando desenvolver técnica e métodos apropriados ao trabalho de educação, saúde e lazer, conferindo a esta entidade sua natureza do órgão que presta assistência como instrumento de valorização do homem.

Ao entrar em funcionamento, em 1972, o Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil, dotado de instalações e equipamentos que eram, talvez, dos mais modernos então existentes no País, gerou-se uma disparidade de tratamento em relação aos industriários e trabalhadores assemelhados residentes em bairros afastados da Barra do Ceará. Dada a dificuldade de acesso ao novo conjunto assistencial ficaram eles privados de serviços de alta qualidade, situação esta com que nos preocupamos, fazendo elaborar um projeto de reforma e ampliação da Agência n.º 1 da Capital, localizada no centro urbano ao alcance da população procedente da maioria dos bairros. Os trabalhos respectivos encontram-se em fase de conclusão, devendo brevemente estar funcionando regularmente os serviços assistenciais da Agência com qualidade igual ou, pelo menos, muito aproximada da que caracteriza o Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil.

À vista da multiplicação de Pequenas e Médias indústrias em várias cidades do interior do Estado, sentimos a necessidade também da construção de novos Centros de Atividades, como os das cidades de Sobral, Juazeiro do Norte e Maranguape, cujos projetos fizemos elaborar para execução na medida do possível. As prefeituras municipais, mostrando-se cônscias dos benefícios que o SESI poderá prestar às populações locais, ofereceram terrenos para aquele fim, reduzindo substancialmente os custos com a construção dos conjuntos assistenciais.

Enquanto não há condições para construir e por em funcionamento novos Centros de Atividades, a assistência do SESI é levada a vários agregados de usuários através de UNIDADES VOLANTES, equipadas umas com gabinetes dentários e outras com Raios X.

Tanto empresas da Capital como do interior tem solicitado os serviços das Unidades Volantes, e são atendidas pela ordem de inscrição, verificando-se que os dirigentes de fábricas dão boas acolhidas a esse tipo de assistência por processar-se o atendimento de seus empregados no próprio local de trabalho.

O SESI procura fazer sentir ao usuário que considera importante sua colaboração para o melhor funcionamento dos conjuntos assistenciais, favorecendo a criação de Clubes do Trabalhador, como o existente, no Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil e o fundado mais recentemente no Centro de Atividades do Cariri. Sua diretoria, sem nenhuma interferência do SESI quanto à eleição, participa ativamente das realizações de referidos conjuntos, sobretudo as do campo do lazer.

As categorias de usuários atendidas por esta entidade podem ser assim classificadas:

1ª - a dos trabalhadores das empresas industriais e assemelhados (transportes e comunicações) que contribuem para o SESI.

2ª - a dos dependentes dos ditos trabalhadores, e;

3ª - em algumas atividades, julga-se conveniente aceitar a participação de outras pessoas, ditas da comunidade, tendo em vista a integração do trabalhador na sociedade, como um dos aspectos do processo educativo e promocional.

Os serviços são orientados para o atendimento prioritário ao trabalhador, porque um dos objetivos do SESI é valorizar o profissional a fim de contribuir para a produtividade das empresas, evidentemente menos quando o homem, principal fator da produção, se encontra desajustado por problemas que não consegue resolver sozinho.

No entanto, o SESI não pode eximir-se de preocupação com o futuro, pois se formar agora uma geração mais capacitada para as tarefas das fábricas e oficinas, os problemas a enfrentar daqui a 10, 30 ou mais anos, apresentarão menos gravidade. Ademais, o desenvolvimento econômico do Ceará, como de todo o Brasil, já atingiu a um estágio em que se coloca na dependência do conhecimento científico e da aplicação desse em técnicas e processos. Por conseguinte, admitindo-se que da própria classe dos trabalhadores sairão os futuros operários, sua qualificação requer uma base educativa bastante satisfatória, mediante um ensino de qualidade, como se está procurando ministrar nas escolas mantidas pelo SESI.

É interessante salientar que a qualidade da assistência prestada, ao tornar-se conhecida do público, desperta o interesse de pessoas ligadas a outros setores de atividades econômicas em delas se beneficiarem também, o que concorre para elidir quaisquer restrições de caráter discriminatório, de acordo com as quais seria a classe trabalhadora indevidamente marginalizada, e fatalmente reagiria contra essa realidade.

A aceitação dos serviços do SESI pelos industriários e trabalhadores assemelhados pode ser comprovada pelos números deveras expressivos de atendimento direto, o qual foi, no exercício de 1976, de 317.906, assim distribuídos pelos 4 campos de atuação:

EDUCAÇAO: 29.535, inclusive alunos dos cursos regulares, comparecimentos e palestras e retiradas de livros da biblioteca.

LAZER: 739, referindo-se este dado tão somente aos integrantes de grupos artísticos e recreativos e alunos de cursos de artes.

SAÚDE: 249.232, inclusive atendimentos clínicos, exames de laboratório, enfermagem e assistência odontológica.

SERVIÇO SOCIAL: 67.935, número de atendimento apenas em atividades de cooperação e assistência prestada especificamente pelas Assistentes Sociais, não incluindo, por conseguinte, as atividades por elas desenvolvidas junto aos demais campos.

A intensidade do trabalho desenvolvido pelo SESI do Ceará visa a atender em suas necessidades um aglomerado de pessoas, cujo total ao findar o primeiro semestre deste ano, atingia a 378.348, assim caracterizados:

USUÁRIOS (trabalhadores): 144.602

DEPENDENTES (familiares): 228.379

COMUNITÁRIOS (estranhos): 5.367

Matematicamente, cada trabalhador da indústria teria sido atendido pelo SESI, em 1976, pelo menos em uma ocasião, desprezando-se nesse cálculo, os dados de freqüência a atividades recreativas promovidas pelo Centro Social Thomaz Pompeu de Souza Brasil e Centros de Atividades de Fortaleza e do Cariri, com os quais o número de assistidos ficaria muito aumentado.

Neste ano, os mencionados Centros de Atividades proporcionaram instrução, em suas escolas, a 1890 alunos, sendo: 756 do 1° grau, 507 do supletivo, 130 do ensino pela TV e 497 da educação familiar.

Os cursos de iniciação esportiva, ministrado em janeiro e julho últimos tiveram uma freqüência de 1.178 inscritos, e, os de formação esportiva, a de 294.

Deve ser ressaltado que os principais resultados obtidos pelo SESI não se expressam quantitativamente, nem se concretizam de imediato. Eles consistem na elevação dos níveis de bem-estar e de iniciativa própria e capacidade de colaboração do trabalhador da indústria e, também, pelo ambiente efetivo de harmonia e cordialidade, faixa do esforço comum do desenvolvimento nacional, o que assegura a prevalência do lema desta instituição: PELA PAZ SOCIAL NO BRASIL