VISANDO À INTEGRAÇÃO NA REALIDADE
Reabrem-se, hoje, as portas do Centro Industrial do Ceará para o lançamento de mais um trabalho elaborado pelo Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo do Ceará, desta feita enfocando a demanda de mão-de-obra de nível superior, no setor industrial do Estado.
Pesquisas dessa natureza são da maior validade no processo decisório dos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, nas informações colhidas e nas conclusões alcançadas.
Qualquer esforço tecnológico deve ser dirigido para a realidade econômica da região, tendo em vista, entre outros fatores, o suprimento da demanda insatisfeita de mão-de-obra. A universidade, particularmente, ao formar seus técnicos nas mais diversas carreiras, tem orientado nesse sentido a sua filosofia de trabalho.
O IEL como elo de ligação universidade-empresa tem estado sempre preocupado com esse importante aspecto do desenvolvimento: a formação do técnico de nível superior dentro da própria empresa, o que lhe dá autoridade para informar em quais áreas profissionais mais se ressentem as indústrias que absorvem essa mão-de-obra valiosa. E, divulgando suas pesquisas, prestam mais um serviço importante, dentro da sua filosofia de integração daquelas duas instituições, ambas voltadas para as causas maiores do nosso desenvolvimento: a universidade e a empresa.
Em boa hora a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e o Centro Industrial do Ceará convidaram para paraninfar esta festa de lançamento da publicação do IEL, uma das mais respeitáveis figuras da República. Sem favor, o senador Virgílio Távora é hoje uma das vozes mais autorizadas em nosso parlamento maior em tudo que diz respeito à problemática econômica da região nordestina, particularmente do Ceará. Estudioso e conhecedor das nossas deficiências e dos nossos potenciais, tem sido ele um incansável batalhador da causa do nosso desenvolvimento. Sua atuação parlamentar, porém, muitas vezes ultrapassa os limites puramente regionais, para se apresentar com amplitude mais lata, ao nível de política nacional. Afinal tem se reconhecido no senador Virgílio Távora, um dos mais ardorosos e vibrantes defensores da estratégia econômica traçada pelo Exmo. Sr. Presidente da República, técnico consciente que tem sabido ser e político de visão que sempre foi. Nossas homenagens, portanto, a esse grande cearense que é hoje um homem do Brasil
|