Ao Dr. Raul Barbosa
Credenciou-se o doutor Raul Barbosa, ao longo de uma vida pública admirável, por seu trabalho em favor da indústria de nosso Estado.
Como deputado federal, bastante significativas foi sua atuação parlamentar e política no sentido de que o Ceará partisse para maiores empreendimentos e tomasse caminho de desenvolvimento mais acelerado.
Como Governador, estimulou, com providências oportunas e inteligentes, a ação pioneira de inúmeros capitães de indústria de sua terra.
Vale ressaltar, de modo especial, a contribuição de Raul Barbosa, ontem como Presidente do Banco do Nordeste, hoje como diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, para aceleração do processo de crescimento industrial nordestino. Com efeito, deve-se a ele a estruturação da então Carteira Industrial do BNB nos idos do biênio 1956-57, bem como a consecução de recursos de longo prazo para que funcionasse a pleno vapor.
Não menos importante foi sua convicção - ousada à época - de que a industrialização ocupa, pelos seus efeitos multiplicadores, excepcional relevância na estratégia de desenvolvimento. Através do antigo CARIN, iniciou o Banco do Nordeste esse processo de aceleração do surto industrial mediante a concessão de créditos cujo objetivo foi estimular - e não substituir - a formação de capital das empresas ou a formação de capital social básico no setor público.
Comprova, de outra parte, a visão de Raul Barbosa uma das profundas mudanças operadas pelo processo de desenvolvimento: a aceitação, pelo investidor nordestino, da necessidade do projeto, nada mais nada menos que a revolução, de forma explícita, daquelas informações básicas que todo empresário, implicitamente, deve conhecer. Noutras palavras, a alternativa racional e ordenada que substituiu o comportamento intuitivo e empírico de tempos que já vão longe.
Para o BID levou Raul Barbosa essa experiência. Ampliou-a, enriqueceu-a e adicionou algo mais à sua bagagem de homem público. Projetos do BID para sustentação de programas infra-estruturais nordestinos, ou de repasse para a pequena e média indústria regional, têm merecido especial acolhida por parte de Raul Barbosa, cuja voz, naquele Banco, é escutada com acatamento e seguida de segurança.
Por tudo isso, a medalha do Mérito Industrial Ihe é colacionada com Júbilo e Justiça
|