início :: voltar :: imprimir
gestão: Êxito Garantido :: diretorias :: foto 

 
 
 

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DA FIEC, FRANCISCO JOSÉ ANDRADE SILVEIRA, POR OCASIÃO DA ABERTURA DA CAMPANHA DO OPERÁRIO-PADRÃO DA INDÚSTRIA CEARENSE
Fortaleza,11 de junho de 1976



RECONHECIMENTO DO MÉRITO

Mais uma vez, aqui nos achamos reunidos para o lançamento da Campanha Operário-Padrão, que, conforme sabeis, é uma promoção anual do SESI com o apoio da Imprensa.

Em 1° de maio último, no Rio de Janeiro, foi feito o lançamento, em caráter nacional, coincidindo com a Festa do Trabalho, que é a homenagem máxima dos povos civilizados aos que constroem o progresso com as próprias mãos, mourejando nas oficinas e fábricas, como nos escritórios e nos demais estabelecimentos de produção, ou de prestação de serviços.

Trabalhadores, na realidade, somos todos nós, os administradores, os técnicos e, os operários. De nosso trabalho conjunto é que resulta a prosperidade, com o aproveitamento das potencialidades de um país, ou região.

O desenvolvimento é, no entanto, consubstanciado na indústria, atividade em que se exige, para um desempenho eficiente, padrões elevados de administração, de técnica e de execução de tarefas. Destas, as dos trabalhadores, nem por serem as mais simples, tem menor importância, necessitando-se, por conseguinte, de um tipo de homem capaz de assegurar, pela sua inteligência, capacidade de iniciativa, dedicação, lealdade, resistência, disposição física e mental, experiência e treinamento, o êxito da oficina, ou da fábrica, em qualquer de seus setores.

O SESI, ao promover o concurso do Operário-Padrão, tem em vista não propriamente estabelecer um modelo, próximo da perfeição, e cujo desempenho seria matemático, porque de acordo com as expectativas e previsões, mas tornar o trabalhador consciente de que suas qualidades atuais são reconhecidas, e de que, se elas repontam melhor em um homem, os demais as podem possuir, igualmente.

Na oportunidade em que fazemos este lançamento, quero agradecer, de antemão, o interesse e apoio à campanha do Operário-Padrão da Indústria Cearense por parte dos prezados companheiros administradores de empresa. Eles jamais faltaram com a sua solidariedade às iniciativas do SESI, porque sabem que os fins desta entidade se identificam com a urgência em se contar com colaboradores em proporção com a magnitude das tarefas exigidas pelo Brasil, no seu esforço desenvolvimentista.

Agradecemos igualmente, a sempre generosa colaboração das empresas jornalísticas, radiodifusoras e de televisão, indispensável para o êxito de qualquer empreendimento.

Aos industriários, almejamos que se façam representar devidamente, antevendo a possibilidade de que o trabalhador cearense venha a ser contemplado, mais uma vez, com o título de Operário-Padrão da Indústria Brasileira