início :: voltar :: imprimir
gestão: Êxito Garantido :: diretorias :: foto 

 
 
 

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DA FIEC, FRANCISCO JOSÉ ANDRADE SILVEIRA, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO ATLAS INDUSTRIAL DO CEARÁ.
Fortaleza, 11 de abril de 1975



INFORMANDO PARA O PROGRESSO

O Instituto Euvaldo Lodi cumprindo mais uma etapa de sua programação nos entrega hoje o Atlas Industrial do Ceará.

Trata-se de importante e cuidadoso levantamento de dados de alta relevância como informativo de decisões de qualquer nível públicas ou privadas.

A sua apresentação, em forma de mapas, num total de 17, de fácil manuseio e entendimento, oferece uma gama de informações as mais variadas, a respeito da nossa infra-estrutura econômica, desde a rede hospitalar disponível até as distâncias entre os vários municípios e a capital do Estado, inclusive com respectivo tempo de viagem.

A opção do trabalho sob a forma de Atlas nasceu da exigência cada vez maior de instrumentos de informações e decisões, como uma maneira de atender a dinâmica do processo de industrialização, em ritmo cada vez mais veloz em nossos dias.

Com essa atual publicação, almejou-se corrigir algumas pequenas falhas do Cadastro Industrial, realizado também pelo IEL, e Secretaria de Indústria e Comércio, o que demandou novo e exaustivo trabalho de pesquisa.

Daí porque necessário e justo será louvar e agradecer o belo trabalho da equipe técnica do IEL que não poupou esforços para nos ofertar um trabalho de invejável apresentação e riqueza, sobeja de dados e informes.

Não pretendendo ser um retrato completo e irretocável da indústria e do desenvolvimento do Ceará, estará alcançada a retribuição desejada e compensados nossos esforços se o "Atlas Industrial do Ceará" servir de fonte permanente de consulta dos órgãos oficiais, da iniciativa privada dos técnicos e profissionais liberais em suas buscas constantes de dotar o Estado de novos empreendimentos e melhor infra-estrutura.

Pois outra não é a razão mesma da existência do Instituto Euvaldo Lodi. A todos o agradecimento pela presença a mais essa promoção da Federação do Estado do Ceará e Instituto Euvaldo Lodi.