AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE
Esta reunião é bem a prova de que o dístico do SESI – “Pela paz social do Brasil" – traduz uma realidade, grata para todos nós. Não se trata de um "slogan" para produzir efeitos puramente propagandísticos, mas de um objetivo inatacável, exatamente por sua concrescibilidade e correspondência com os anseios gerais de empresários e de trabalhadores.
Certas ideologias apontam somente aqueles motivos que podem opor uma classe à outra, em função de interesses restritos, ocultando, talvez deliberadamente, que existem razões superiores para o entendimento e confraternização, entre os dirigentes e dirigidos no processo de produção.
O SESI, idealizado por homens de espírito elevado, como Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi, tem naquelas razões superiores o fundamento de toda sua atividade; e, é devido a isso que, ao longo de trinta anos, obteve um lastro de êxitos com o qual pode seguir sempre adiante, no rumo de suas metas, fixadas com vistas à valorização do trabalhador da indústria e atividades assemelhadas.
Não pejam os industriais de admitir que o programa do SESI beneficia igualmente à indústria, concorrendo para o aumento da produtividade que, só traz maiores lucros para os investidores, também proporciona melhor retribuição salarial para os empregados. Assim sendo, podemos afirmar, seguramente, que o SESI está sendo um dos instrumentos mais efetivos para a correção das irregularidades na distribuição da renda, inclusive pelos serviços prestados a milhões de usuários, em todo o Brasil.
Aprofundando mais o nosso raciocínio, concluímos que, em última análise, os dividendos da atuação do SESI se distribuem com toda a coletividade brasileira, acrescendo a riqueza nacional, diminuindo a dependência de fornecedores e clientes do exterior e, ao mesmo tempo, assegurando o clima do entendimento para um trabalho cada vez mais produtivo e um reforço considerável da soberania, sabido que os imperialistas da atualidade se aproveitam das discórdias internas dos povos para lhes imporem sua dominação bestial.
O SESI do Ceará orgulha-se de ter estado sempre em consonância com o pensamento de Simonsen e Lodi, e aqui temos a evidência irrecusável do que afirmamos. É com prazer que, neste momento, abrimos as nossas portas, de par em par, aos dirigentes industriários, inclusive o Sr. Presidente Ari Campista, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, para que inteirem desta realidade, e possam transmitir a seus liderados a certeza nossa fidelidade ao programa de valorização do industriário e trabalhador assemelhado e respectiva família.
Vossa visita, Senhores Dirigentes Industriários, é a expressão de uma confiança e de uma cordialidade que nos tem estimulado, e continuarão a estimular-nos a esta fidelidade ao ideal da Paz Social do Brasil
|