início :: voltar :: imprimir
gestão: Êxito Garantido :: diretorias :: foto 

 
 
 

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DA FIEC, FRANCISCO JOSÉ ANDRADE SILVEIRA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS DIRETORES REGIONAIS DO SESI DO CEARÁ
Fortaleza, 07 de julho de 1976



AVALIANDO O SOMATÓRIO DE REALIZAÇÕES

Não somente para os que dirigem este Departamento Regional do SESI, e seus auxiliares, é significativa a data de hoje. Nós a festejamos pelo júbilo decorrente da contribuição pessoal para a consecução, no Ceará, dos altos ideais de bem-estar e promoção humana dos trabalhadores da indústria e assemelhados, e de paz social.

Para os usuários deste órgão, o dia 07 de julho representa o marco de uma nova existência, em que os programas de educação, saúde, lazer e serviço social do SESI lhes abriram novas perspectivas de vida, e, por conseguinte, eles também se sentem jubilosos e felizes.

Os Senhores Industriais, que tornaram possível a existência do SESI através de uma contribuição substancial para o financiamento de um complexo de serviços em benefício do operário e família, experimentam grande contentamento e orgulho justificado, ao constatarem o êxito desta entidade.

As digníssimas autoridades, que nos têm prestigiado em todas as ocasiões; os jornalistas, sempre solícitos em nos apoiarem estimulando-nos com sua crítica; o povo em geral, testemunha de tantas realizações no decurso dos últimos 28 anos, todos compartilham conosco do sabor desta vitória, em que não houve sangue nem lágrimas, porém valorizada pelo idealismo, pela compreensão e por um desejo de concretizar qualquer providência em bem do trabalhador da indústria e de sua família.

Desde 1948, quando o SESI modestamente se instalou no Ceará, sua expansão tem sido constante, sobretudo a partir de 1952, ano em que passou a ser dirigido pelos Presidentes da Federação das Indústrias. Para tanto, houve a necessária continuidade, representada pelo conteúdo programático da entidade e, também pela identificação de cada um dos Diretores Regionais sucessivos com o ideário da Entidade.

É justo que o SESI do Ceará sane uma falha até então existente, organizando a galeria daqueles seus primeiros Diretores de cuja atuação o melhor testemunho consiste, exatamente, no somatório das realizações em prol de cerca de 200.000 usuários, na maioria desta Capital e os demais dos núcleos fabris do Interior do Estado.

O Engenheiro Waldyr Diogo de Siqueira, cuja exemplaridade de caráter fez dele um verdadeiro símbolo, a esplender honestidade e bondade, que sua prematura morte não poderia destruir, o Engenheiro Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto agora na Presidência da Confederação Nacional da lndústria e na Direção do Departamento Nacional do SESI, onde continua em sua solicitude e zele por tudo quanto diz respeito ao industriário, serão, para nós, do SESI, semblantes familiares, com cuja inspiração constante, melhor poderemos enfrentar os momentos difíceis e incertos, que se nos apresentarem.

O primeiro construiu bases sólidas, sobre as quais o segundo expandiu os serviços, dotando o Ceará de uma organização deveras pujante para atender não apenas às necessidades atuais como as futuras, e cujos recursos, por isso mesmo, ora nos empenhamos em aproveitar ao máximo, através de medidas racionalizadoras de reforma administrativa, contando, aliás, com o apoio do próprio engenheiro Thomaz Pompeu Netto, que, à frente do Departamento Nacional do SESI, tem sido de comprovada solicitude em tudo quanto diz respeito aos interesses cearenses.

De iniciativa dos servidores, a constituição desta galeria não poderia ser para nós obstada, e se nela está incluído o atual Diretor, entendemos que nisto reside a melhor comprovação de entendimento aqui reinante entre o pessoal de diversos escalões, integrado todos, com o mesmo espírito, na tarefa da dar continuidade ao grandioso trabalho do SESI do Ceará.

A todos quantos vieram prestigiar este acontecimento, queremos consignar a ponta que nos conferem as suas presenças, o prazer que nos proporcionam, e o mais sincero agradecimento