UMA EXPLÊDIDA REALIDADE
Convocados pelo Governador do Estado para a solenidade de posse da nova Diretoria do Banco do Desenvolvimento do Ceará, ocasião em que o Governo cearense homenageia a Indústria de nossa terra, aqui nos encontramos, os integrantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, não só para prestigiar o marcante acontecimento do empossamento dos novos Diretores do BANDECE, as quais prestamos o nosso respeito e damos a nossa confiança, como, também, para trazer ao ilustre Eng. César Cals, como chefe do Executivo cearense, a expressão de nossa solidariedade na solução dos magnos problemas da economia cearense.
O Presidente Médici tem dada ênfase a vinculação moderna do Estado com a empresa, no sentido duma solidariedade de propósitos com vista ao desenvolvimento do País. O Dia da Indústria, que hoje se comemora, tem o seu transcurso no ano dedicado à Indústria pelo Presidente da República.
Na semana finda, encerrou-se, em S. Paulo, a 21ª Convenção dos Industriais paulistas, à qual estiveram presentes mil empresários, vindos de vinte e seis municípios paulistas, tendo como tema central a nova política industrial brasileira.
É essa nova política que, recentemente, provocou do jornal francês "Le Monde" a afirmação de que "o Brasil oferece atualmente a imagem de uma nação em pleno desenvolvimento" e a de que "no plano econômico o Brasil desempenha há três anos o mais importante papel entre todos os países da América Latina".
O depoimento estrangeiro não só faz justiça ao esforço do empresariado brasileiro, esforço conjugado com a política econômica do Governo Federal, como serve de estimulo ao nosso orgulho e rebate o pessimismo e o derrotismo dos que ainda não acordaram para as novas realidades do Brasil após a Revolucão de 1964.
Como disse o Ministro do Planejamento, Sr. João Paulo dos Reis Veloso, – "o compromisso dos órgãos de tomada de decisão é efetivamente um compromisso apenas com o interesse nacional”, e é esta esplêndida realidade que enche de confiança o coração e espírito de todos os brasileiros, particularmente, de todos os empresários, que assim podem se entregar ao seu trabalho fecundo de produzir mais riquezas, sabendo que as órgãos governamentais, tanto no plano federal, como na esfera estadual, estão voltadas unicamente para o interesse nacional.
Nesta oportunidade, que nos oferece o Governador do Estado, queremos, nestas breves palavras, deixar consignado os nossos agradecimentos pelas homenagens oficiais do Governo do Estado ao Dia da Indústria, e nossa confiança nas decisões de S. Excia., no setor do desenvolvimento do Ceará, certos como estamos de que o seu denominador comum é o interesse público, visando o bem-estar social
|