PROMOVENDO A INTEGRACÃO UNIVERSIDADE- INDÚSTRIA
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará que, com elevada honra dirigimos no presente mandato, experimenta um momento de rara emoção, quando instala o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi.
A instalação deste Instituto em nosso Estado é fruto conjunto do esforço da própria Federação das Indústrias, dos Departamentos Regionais do Serviço Social da lndústria – SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e da Universidade Federal do Ceará que, pelo desígnio de seu Magnífico Reitor, Dr. Walter de Moura Cantídio, também empresta à nossa tarefa a sua colaboração.
O surgimento do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, verificou-se graças à Confederação Nacional da Indústria que, pela orientação de seu Presidente, Dr. Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, reconheceu que já se fazia necessária à presença de um Órgão catalizador dos interesses comuns à Universidade e à Indústria. Assim, em janeiro de 1969, era criado no Rio de Janeiro, o Instituto Euvaldo Lodi, com o objetivo de "promover a integração universidade-indústria, em favor do desenvolvimento econômico e da valorização do binômio operário-estudante, em todo o País".
Desde então, foi promovida a criação de núcleos regionais em todas as unidades Federativas do Brasil, atingindo-se hoje o Estado do Ceará, com a implantação do Núcleo Regional, o qual espera contar com a irrestrita colaboração dos meios universitário e empresarial cearenses, a fim de que possa semear em nossa terra a filosofia da integração indústria-universidade.
A ação do Instituto Euvaldo Lodi se fará sentir através do desenvolvimento estadual de projetos de impacto imediato na Universidade, de forma a proporcionar, concretamente, uma mudança no relacionamento Universidade-Indústria, imprimindo-Ihe nova dimensão, calcada em propósitos definidos como o de mútuo interesse, entendimento e integração. Com esta finalidade, o IEL proverá a realização de projetos específicos, visando a uma convergência de esforços das entidades de ensino e pesquisa ligadas à atividade industrial.
Sendo a Universidade e a Indústria as duas grandes áreas de atuação do Instituto, buscará o IEL, na Universidade o desenvolvimento da relação aluno-professor, baseada em visitas de observação a fábricas, sob a orientação do corpo docente, procurando-se ganhar a confiança do jovem universitário, ao mesmo tempo em que se incentivará o aprimoramento de suas potencialidades; na área empresarial, procurará o IEL conquistar a compreensão do homem de empresa, ao demonstrar, através do relacionamento indústria-universidade, a contribuição positiva que propiciará à empresa a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos proporcionados pela Universidade.
Esse relacionamento, ao final, se traduzirá em desenvolvimento; desenvolvimento da capacidade de apreensão intelectual de nossos jovens universitários, desenvolvimento da produtividade de nossa indústria, pela aplicação de técnicas mais avançadas em seus processos de produção, desenvolvimento econômico, pela obtenção de melhores resultados na utilização racional dos fatores de produção.
Tudo isto irá se juntar ao ingente esforço que ora empreende nosso País, sob a sábia orientação do Presidente Médici que visa, a médio prazo, colocar o Brasil no clube das nações desenvolvidas.
Na oportunidade, dirigimo-nos aos companheiros da Indústria, formulando um apelo no sentido de que as portas de nossos estabelecimentos sejam franqueadas à realização dos objetivos do Instituto Euvaldo Lodi, ensejando ao futuro profissional universitário o recebimento antecipado dos conhecimentos práticos e a experiência que o fará realizar-se em sua vida profissional.
Agradecemos, em nome da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e de todos os órgãos que, direta ou indiretamente fazem o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi, as presenças ilustres das autoridades, das classes empresariais, do corpo universitário e da imprensa que, inegavelmente, deram raro brilhantismo à nossa solenidade, o que nos assegura o apoio e a solidariedade indispensáveis ao sucesso do órgão que ora se instala. |