Page 48 - index
P. 48



- 41 -


Depois da construçao do porto marítimo e das rodovias e
ferrovias de penetração para o interior. Fortaleza, além de se
de administrativa, tomou o cariter de metr~pole regional, atra

indo as populações migratórias como as riquezas rurais que se
destinavam ã comercialização com o exterior ou ao abastecimen
to interno.

Nas cabeças dessas ferrovias surg1ram centros propuls~
res de riqueza regional~ como Sobral, erato, Juazeiro e Igu~
tu, As produções tQndem a escoar para o centro das decisões e-

conômicas. As sedes das empresas estavam na capital. como es-
critórios especializados na comercialização com o exterior. To
do o mecanismo de comando do fluxo comercial situava-se em For
taleza. As facilidades juntavam-se aos equipamentos e ~s melho

res oportanidades de negócios.
Por outro lado o me~cado em expansao se acoplava com a

disponibilidade dos recursos humanos e ser acion~do pela indús
trio nascente. Malgrado o baiko nfvel de qualificação dessa
mão-de-obra, ela serviria. no entanto, ã preencher os quadros
de fábricas com equipamentos menos sofisticadoG, embora tives

sem que importar do centro-sul oper~rios qualificadoR para ta-
refes mais complicadas.
Este "know-how;; 11"1.<:'. criando, por contato, uma mão-de-

obra especializada no próprio trabalho, no correr dos anos. A
formeção dos quadros de operérios seria proporcional à evolu
çao da mentalidade empresarial. Na medida em que técnicas no-

vas penetravam nos parques fabris, os empresirios compreendiau
a necessidade do aperfeiçoamento e criaç~o de novos quedros de
op2rãríos.

Assim, o principal centro industrial do Cear~ nao fica-
ria a merc~ da -importação de m~o-de-obra dos demais centros d•
...
pa1s.

o grau de infra-estrutur~ da cidade e o espaço físico a
berto dari~m margem a implantação dê fabricas desde o centro I
da cidade, até a área suburbana. A tualmente já ê po ss Lv e I 1-

dentificar ~o quadro urbano fortalczense setores espaciais cal
concentração de diferentes ramos industriais, marcados ora p!
1a abundância de mão-de-obra, ora pela proximidade dos central
de serviços, ora pela simples razão de facilidade de aquisição

de terreno.
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53