Page 24 - index
P. 24
BRASIL
SELECIONA
EXPORTAÇÃO
:. ->.
ainda, na concentração, seletiva dos recursos d) açõo de prospeção preliminar dos mer-
disponiveis em produtos e mercados Julgados cados novos (cfro-oslóticos) com vistas a iden-
prioritários. tificar,~uas reais potertcicliddes de compra re-
gula~ de produtos brasileiros e a fornecer sub-
Esta diretriz está implicita , na promoção sidios para, o médio prazo, programarem-se
do mercado de monufcturcdos, mas admite des- . componhas mais agressivos de promoção co-
dobramento adicional. Em síntese, ,significa: mercial. j ••• : .'
1. os recursos humanos e mater~ais à
disposição do sistema de promoção comercial,
sobretudo em sua fase inicial de instcloçõo, se- OUTRAS DI~ETRIZES
rão sempre limitados, com relâção C)S tarefas 'à'
ele acometidas; j: Outras diretrizes de naturezas especifica
sõo também lembrados pelo Govêrno, para me-
2. de outra porte, embora inspirada lhorar a situação dos relações comercicis do
iguolmer:-te por objetivos permanentes, a poli- Brasil com o mercado internacional.
'-'tica breslleiro-de -comércio exterior, considere-
do em seu conjunto, tende a sofrer ajustamen-
tos e adaptações, inclusive de natureza tétícc, Em primeiro lugar, releva notar a ação a
segundo os interêsses noclonols: ser desenvolvida, no âmbito dos organismos
, " multllcterlcs, no sentido de tornar operacional
3'- ' em 'consequência, o politica de pro- , a estrutura internacional de promoçõo comer-
moçõo das exportações, necessêrícmente inspi- cial, baseado no Centro Conjunto UNe rAD-
rada pelos principios da primeira, tem de oríen- GATI, na esfera mundial, e no Centro 'nter-
tar-se pora aqueles áreas geográficos.e oquêles omerlceno de Promoção de Exportações, no plo-
produtos mais suscetiveis de ap-rove1tdr os bre- ' , no ínteramerlccno.
chas pelo oçõo dlplomótlco;
, A êste respeito, o Govêrno brasileiro de-
4. .cdemols, certos critérios bósicos de-
de crescente
comprome-
verão, 'em qualquer tempo, presidir 'à citado fenderá a necessidade desenvolvidos nessa nova
paises
dos
timento
seleção, de recursos, como por exemplo:
forma de ajuda externa; o estabelecimento de
a) promoção imediata em mercados com pontos de contato situados nos paises desen-
capacidade para importar mais elevada, isto é, volvidos para facilitar o desempenho das orga-
de um modo geral os paises desenvolvidos de nizações nacionais de promoção das exporta-
economle de mercado; ções dos paises em desenvolvimento e a capta-
ção de assistência financeira e 'técnleu, sobre-
b) Igual agr.essividade na ação': sôbre ,os
paises-membros ',daALALC receptáculo natural tudo no setor de formação de pessoal, constitui-
de' noso produçõo ampliada, seja -pelos facilida- rõo itens obrigatórios da~'" reivl~c;lica~õ~s brasi-
.
'qes decorrentes da contlçuídcde geográfica, se- leiras. - . :"'; ,
.
."
,-....~ . . .. ~'
jo'\pela '~xi~téricio m~smc!J da zoria de livre co- Ainda 1)0 campo do ação multilateral,ên-
mércio;
fase seró dada à necessidade de incorporação
c> métodos especiais - de alcance mais ,do Unido - OrganizaçGo ,dóS:,NaçQes Unidos
'hmitado - na exploração das oportunidades, P9ra o Desenvolviment,o,industrial ..-'· no, pro-
geralmente induzidos por decisão governamen- jetado slstemc Jnternaclcnplvde opoíos '00 -ou-
1'0','surQidas 'nos pises de economia, centralmen- .mente das exportações. dospoíses em desenvol-
te'planiflcada; vimento.
P6gin& 22