Page 22 - index
P. 22







ENERGIA NO SERTÃO



A CENORTE acaba de concluir mais projetos de eletrificação na re-
gão Norte do Estado, desta feita beneficiando as cidades de Irauçuba e
Itapipoca, que passarão a receber energia de Paulo Afonso. Dentro do
plano está colocada a cidade de Itapajé, cujo projeto será elaborado se-
guidamente.

Com êsses três novos projetos, atinge o total de 43 as cidades eletri-
ficadas pelo Govêrac Plácido Castelo. No sistema regional Centro-Norte,
que é o mesmo de Sobral, existem presentemente em construção 168,7km
de linhas de transmí são, enquanto por construir, ainda êste ano, há
181 km.
O programa da CENORTE para 1969 abrange a construção das li-
nhas Tauá-Parambu, Crateus-Nôvo Qriente, Ipueiras-Poranga e Granja-
Martinópole, num total de 154km.






BOLíVIA É MERCADO


PARA A AGUARDENTE




A Bolívia é um importante mercado con- Como é fácil supor, o seu gôsto é bem
sumidor de bebidos alcoólicas, não somente em menos agrdável do que o da nossa cachaça de
decorrência de fatôres clirnóticos favoráveis, exportação e, ainda, o seu preço. é mais eleva-
como ainda em função dos hábitos de sua po- do. De fato, atualmente, uma garrafa de ál-
pulação. cool custa $b 4,00, isto é, aproximadamente
NCr$ 1,20.

Todovlo, apesar da quclidode de nossos Interessante é notar que, n1Jlg:'Jdo c:ds-
produtos e da vantagem repre sentodc pela pro- tirem vórios usinns de oçúccr ("ingeniús" i, não
ximidade geográfica, o Brasil ainda não soube se fabricam aguardentes de ccne-de-oçúcor na
aproveitar convenientemente as possibilidades Bollvlo. A aguardente que se produz é o ' sín-
de exportação para aquêle pais. gani", feito do bagaço de UVIl. Essa bebida
tem pouca aceitação entre os consumidores.
Aliado a êsses dois fatôres há um Outro Aliás, também em outras Icíxos do mer-
que é fundamental na conquista de mercados: cedo consumidor bollvlono poderlorncs cvrnpe-
o custo do frete. E o frete para a Bolivia é o tir vantajosamente .. O uisque brasileiro é de
mais barato que existe. ~ ferroviário e, por- boa qualidade e possui preços competiti vos.
tanto, bem mais acessível do que o maritimo e Sem considerarmos as outras vantagens, apenas
aéreo. o binômio qualidade e preço seria suficiente
pcro garantir vendas permanentes do produto.
A tudo isso, par'] ., conquísto definitiva Para o estabelecimento de conteres com
do mercado importador boliviano .de bebidas possiveis importadores bolivianos, pedimos que
alcoólicos, somo-se o qualidade da bebido po- se comuniquem diretamen le com o Setor de
pular por excelências que se consome naquele Promoção Comercial da Embaixada do Brasil
pais. Com efeito, na Bolivia, bebe-se em grnn- em La Paz (Avenida Arce, 2408, Sopocochí
de escala o álcool puro, diluído em água. Bojo, La Paz, Bolivic).

Página 20 INDÚSTRIA CEARENSE
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27