Núcleo de Economia

Informativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará • 09 de setembro de 2016 • www.sfiec.org.br

O IDEB e os impactos na economia

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou esta semana o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Relativo aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o Ceará tem tido desempenho acima do esperado. Em 2015, as notas foram maiores do que as do Brasil. Nesse ano, a meta estabelecida para os anos iniciais em relação a 2021 já foi atingida; para os anos finais, é muito provável que também seja alcançada – afinal, a nota em 2015 foi de 4,8, enquanto que a meta para 2021 é de 5,1. Apesar disso, há diversos conhecimentos importantes que não estão sendo assimilados pelos alunos, e isso pode ser uma das razões para o desempenho medíocre no nível acima, o Ensino Médio.

Sobre isso, as preocupações são inúmeras. Em 2015, apenas Amazonas e Pernambuco alcançaram as metas do Ensino Médio. A nota do Ceará, igual a apenas 3,7, voltou ao nível de 2011. Esse fraco desempenho reforça a urgência por ajustes no campo da educação, afinal é necessário atrair os jovens e dotá-los de formação mais voltada para as necessidades do mercado de trabalho. Os ganhos de produtividade, notadamente na indústria, dependem fortemente de avanços nesse nível de ensino.

IDEB - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  Brasil Meta Ceará Meta
2005 3,8   3,2  
2007 4,2 3,9 3,8 3,2
2009 4,6 4,2 4,4 3,6
2011 5,0 4,6 4,9 4,0
2013 5,2 4,9 5,2 4,3
2015 5,5 5,2 5,9 4,5
2021   6,0   5,4

IDEB - Anos Finais do Ensino Fundamental
  Brasil Meta Ceará Meta
2005 3,5   3,1  
2007 3,8 3,5 3,5 3,1
2009 4,0 3,7 3,9 3,3
2011 4,1 3,9 4,2 3,6
2013 4,2 4,4 4,4 4,0
2015 4,5 4,7 4,8 4,3
2021   5,5   5,1

 

IDEB - 3ª Série do Ensino Médio
  Brasil Meta Ceará Meta
2005 3,4   3,3  
2007 3,5 3,4 3,4 3,3
2009 3,6 3,5 3,6 3,4
2011 3,7 3,7 3,7 3,6
2013 3,7 3,9 3,6 3,9
2015 3,7 4,3 3,7 4,2
2021   5,2   5,1

¹IDEB é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC). São avaliados conhecimentos em Leitura e Matemática de estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

 


 

No Ceará estão 77 das 100 melhores
escolas públicas do País

Destaques Nacionais - Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Municipal
Emilio Sendim - Sobral/CE - 9,8
Francisco Severo de Araujo (EEF)- Massapê/CE - 9,6
Francisco Rufino (EEF) - Novo Oriente/CE - 9,5
Escola Municipal Adolpho Bartsch - Joinville/SC - 8,9
Álvaro de Almeida Professor (EMEF) - Valparaíso/SP - 8,6

Destaques Nacionais - Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Municipal
Coração de Jesus (EMEIF) - Coreaú/CE - 7,4
Antônio de Paula Pessoa Figueiredo (EEF) - Massapê/CE - 7,3
Escola Municipal Pastor Hans Muller - Joinville/SC - 7,2
Santa Cruz (EMEF) - Farroupilha/RS - 7,2
Professora Maria Glaucineide Firmiano da Silva (EEIF) - Pentecoste/CE - 7,0
Francisco Alvares Florence (EMEF) - Novo Horizonte/SP - 7,0